Como economizar dinheiro para viajar

Economizar dinheiro para viajar exige disciplina e, muitas vezes pode não parecer, mas não é nada impossível de se fazer. Exige também certo “sacrifício”, por você ter de abrir mão de algumas coisas, seja um café ou um chocolate. Mas, se guardar uma grana se tornar um hábito, com certeza poderá fazer mais viagens!

Berlim Portão Brandemburgo Alemanha

Visitei o Portão de Brandemburgo, em Berlim, na Alemanha, depois que comecei a economizar dinheiro para viajar (foto: Tatiana Maebuchi)

Portanto, comece já a poupar dinheiro com as dicas abaixo! 😉

Reavalie gastos com coisas não essenciais

Aquela história de cortar o cafézinho para colocar o dinheiro na poupança é verdade, sim. Serve de exemplo para outros gastos, diários e semanais, que estejam fora da lista de itens necessários, como alimentação, transporte e saúde.

– Alimentação: mesmo com o aumento no preço dos produtos de supermercado, ainda sai mais barato comer em casa do que em restaurantes. Levar marmita para o trabalho, se for possível, é uma opção para economizar dinheiro com comida.

Para o lanche da manhã e da tarde, ou se quer algum doce, prefira comprar bolachas, chocolates e outros em mercados que em lojas de doce. Geralmente nessas lojinhas o preço é mais alto.

Nos finais de semana, procure opções menos caras e/ou diminua o número de vezes que come em restaurantes, hamburguerias, etc.

– Compras: mulheres adoram comprar sapato, roupa e bolsa. Mas, para economizar dinheiro, é preciso se policiar. Priorize, então, o que for mais importante ou urgente. Depois, quando fizer uma viagem internacional, poderá comprar todos estes itens até mais barato.

– Fazer compras no exterior compensa e é um dos motivos para se fazer uma viagem internacional. Saiba mais aqui!

Praga vista rio Charles Bridge República Tcheca

Praga, na República Tcheca, fazia parte do roteiro do tour que fiz para a Europa (foto: Tatiana Maebuchi)

Diminua a conta do celular

Confira os planos que sua operadora de celular oferece, porque, cada vez mais, existem mais opções. Procure aquele que tenha mais a ver com o que você precisa. Você pode até descobrir um plano mais em conta. Se achar que não precisa de todos os serviços, troque para um plano mais barato. Por exemplo, se você usa mais internet e Wi-Fi, também economiza.

Outra forma de diminuir os gastos com celular é se comunicar por Skype, por dispositivo móvel (smartphone ou tablet) ou computador. Você também pode optar por comprar créditos ou, se precisar fazer ligações (inclusive internacionais), assinar um plano mensal.

Aplicativos úteis de mensagem para o celular são o Viber e o What’s App, que também oferecem a opção de realizar chamadas. Confira dicas de aplicativos úteis para sua viagem aqui.

320x100

Deixe o carro em casa

Se você usar menos o carro, poderá economizar dinheiro com combustível e estacionamento, além de gerar menos poluição e passar menos estresse no trânsito. Você pode optar por usar metrô e ônibus se não for a algum lugar longe ou não for horário de pico do transporte público.

Também pode combinar carona com alguém ou até rachar um táxi. Mas, se precisar sair de carro, aproveite para ir a lugares próximos uns dos outros ou no próprio caminho. Você poupa tempo e dinheiro com gasolina.

Viena Palacio Hofburg Austria

Na primeira viagem que fiz à Europa, também visitei o Palácio de Hofburg, em Viena, Áustria (foto: Tatiana Maebuchi)

Faça passeios gratuitos ou baratos

Existem muitas e boas opções, como ir ao parque, exposições, eventos em espaços públicos (feiras, festas e outros) e caminhar pela cidade (por exemplo, na Avenida Paulista ou na Rua Augusta). Nada como poupar e passear!

Aqui tem dicas de passeios gratuitos ou econômicos em São Paulo!

Reúna os amigos em casa ou na casa de um deles

Sai mais barato rachar a conta do supermercado e se dividir para cozinhar e lavar a louça. Você também evita filas e lotação em restaurantes e outros lugares. A grande vantagem é poder escolher várias coisas para comer e poder ficar mais tranquilo, sem se preocupar tanto com o tempo e em desocupar a mesa para outras pessoas.

Podem até ser sugestões óbvias, mas são ótimas dicas! O importante é economizar dinheiro, porque juntando um pouco dali e um pouco de lá, você garante sua viagem! 😉

– Veja outras dicas úteis de viagem do blog aqui!

Garanta a reserva de sua hospedagem pelo Booking.com

Assista também ao vídeo com dicas selecionadas deste post!

Facebook – blog321Viajando
Instagram –
@321_viajando
Twitter –
@321_Viajando
YouTube – 321Viajando

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s