5 curiosidades sobre restaurantes do Japão

O Japão é um país que tem uma cultura bem diferente da nossa aqui no Brasil. Quando viajei para lá, observei alguns fatos curiosos, uns dos quais sobre os restaurantes. Estas características dos estabelecimentos japoneses, por não serem como estamos acostumados, me chamaram a atenção e posso dizer que até tornam sua experiência no restaurante “especial”!

Suage soup curry Sapporo Hokkaido Japao

Soup curry (sopa de curry) que provei em Sapporo, Hokkaido, acompanhada de água (foto: Tatiana Maebuchi)

Veja abaixo 5 curiosidades sobre restaurantes do Japão! 😉

Boas-vindas

Você se sente um cliente de verdade, às vezes até VIP, se compararmos com o atendimento que recebemos no Brasil. Toda vez que você entra no restaurante, a equipe ou a pessoa responsável por recepcionar os clientes fala “irashaimasê” (“bem-vindo”, em Japonês). Depois, quando você vai embora, isto se repete, mas o que dizem é “arigatou gozaimasu” (“obrigado”, na maneira formal).

Aqui tem curiosidades sobre roupas e calçados do Japão!

Cortesia

Em todos os restaurantes, inclusive nos de comida rápida, a água é cortesia. É isto mesmo! Nos estabelecimento à la carte, já servem logo quando você se acomoda em uma mesa ou, se oferecem a opção de escolher também chá verde (amo!), perguntam qual a sua preferência. Nos fast food, você precisa pedir no caixa.

Já em praças de alimentação de shoppings, há filtros e copos descartáveis disponíveis para você mesmo se servir. Achei ótimo!

Higiene

Outra coisa que já está incluso no serviço é um lenço úmido para limpar as mãos antes de comer. Quando a água é servida, o atendente traz junto o lenço para cada uma das pessoas. É muito prático, porque nem é preciso se levantar para lavar as mãos. Mas, se você já estiver com as mãos limpas, pode guardar esse lencinho para emergências. Faz milagres quando você derruba comida na roupa! (risos)

Genki sushi Kawasaki Japao

Comi sushi com chá verde que você faz na hora: coloca um pouco do pó (neste potinho do lado do saleiro) e água quente (e olha o lenço no lado direito!) (foto: Tatiana Maebuchi)

Pagamento

O pagamento da conta sempre é no caixa, na saída. Os atendentes só retiram os pedidos e entregam a comida nas mesas. Deixam o papel da conta na mesa, que você deve levar ao caixa ao pagar.

O contra é o fato de a área do caixa ou do próprio restaurante ser pequena e, se for um grupo de pessoas, fica um pouco apertado para fazer uma fila ou até mesmo um tanto inconveniente por atrapalhar a passagem.

– Confira aqui curiosidades sobre a rede de trens e metrô do Japão. 🙂

Gorjeta

A gorjeta não é costume no Japão. Na realidade, para os japoneses, é uma desonra, como uma ofensa. Além disso, não cobram pelo serviço (como aqui pagamos os 10%), apenas o imposto de consumo (“shouhizei”), atualmente de 8%. O valor é padrão para roupas, calçados, restaurantes, itens de supermercado, etc. e subirá para 10% a partir de abril de 2017.

 

Confira o vídeo sobre este assunto (clique parar assistir):

Um comentário sobre “5 curiosidades sobre restaurantes do Japão

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s