5 curiosidades sobre roupas e calçados do Japão

E minha viagem ao Japão, fiz umas boas compras de roupas e calçados. Assim, percebi algumas curiosidades sobre esses itens, que diferem bastante de como é aqui no Brasil. E tudo isto faz parte das diferenças culturais, que tornam cada país único!

Tamanho e numeração de roupas

No Japão, as peças de roupas têm numeração a partir de XS (“extra small”, equivalente a PP) até LLL (ou 3L, que no Brasil talvez nem exista tamanho parecido em lojas em geral, apenas em específicas de numerações maiores).

Já as lingeries femininas têm outro tipo. As calcinhas – que possuem modelagem grande, como as europeias – vão de S (“small”, pequeno”) até L (“large”, grande). Mas encontrar tamanho pequeno era bem raro, a maioria era a partir de M (“medium”, médio).

Com muito enchimento (que parecem almofadas), os sutiãs possuem tamanhos que combinam letra com número. Vão desde AA65 até I85, sendo que os números são de cinco em cinco. O A é beeem pequeno só de olhar e lembro de ter visto até o F, na maioria das lojas.

Para saber qual é o seu tamanho, é preciso tirar as medidas com uma fita métrica. Não recomendo tentar chutar, como eu fiz (risos). Em uma loja a vendedora me mediu e aí descobri meu tamanho. Neste link de outro blog, tem mais informações e uma tabela! 😉

320x100

Numeração de calçados

Os calçados no Japão vêm em tamanhos S, M e L, medidos por centímetros do comprimento do pé (!), forma parecida com a dos Estados Unidos. Eu que calço 35 achei o S apertado. Por isso, as botas que comprei são M. Para homens, é difícil encontrar tamanho equivalente a 40 ou maior.

– Dá uma olhada aqui em curiosidades sobre as lojas de roupa do Japão!

Tecnologia

Naha eu Castelo Shuri Okinawa Japao

Devidamente equipada para o frio do Japão: a rosa é uma blusa térmica, vestido florido e minha blusa, também térmica, e inseparável na viagem! (foto: Tatiana Maebuchi)

Assim como marcas americanas de roupas esportivas, o Japão também usa a tecnologia no vestuário. No inverno, é bastante útil, porque há blusas finas (para usar por baixo da roupa), casacos, calças e até meias-calças que possuem a característica de manter o corpo aquecido.

Sabe quando você vai vestir sua camiseta ou blusinha de algodão no frio e sente que a peça está gelada? Pois é, usando essas roupas térmicas você não sente nada disso!

– Veja aqui dicas do que levar na mala de inverno, especialmente do Japão!

Roupas fofas

As japonesas usam roupas fofas no dia a dia e até para dormir. Usam bastante vestidos e saias, que são rodadas em sua maioria. Mesmo no inverno, graças às meias-calças quentinhas!

As peças em geral têm bastante renda, laços, além de estampas de flores, coração, estrela e outros. Já os pijamas possuem detalhes coloridos, bolsos (muito práticos!) e alguns têm até capuz, que é ótimo pro inverno!

– Veja aqui motivos para viajar ao Japão. 😉

Luva sensível à tela de celular

No inverno do Japão, é preciso usar luvas para manter as mãos aquecidas também. Lá se usa tanto que se perdem muitos pares nas estações de trem e na rua. E ninguém fica com as mãos no frio, porque é possível comprar na Daiso, rede de lojas de itens a 100 ienes cada.

O que achei bem diferente e útil é uma luva touch screen. As pontas dos dedos são feitas de um tecido sensível à tela de smartphones e tablets. Mas aí é preciso procurar em lojas especializadas em roupas, porque as opções mais baratas não funcionam direito e aí você precisa tirar a luva no frio para usar o celular.

Aqui você encontra mais dicas de viagem!

Garanta a reserva de sua acomodação pelo Booking.com

chip internacional sim card

moeda estrangeira cambio

Facebook – blog321Viajando
Instagram – @321_viajando
Twitter – @321_Viajando
YouTube – 321Viajando

5 comentários sobre “5 curiosidades sobre roupas e calçados do Japão

  1. “Para homens, é difícil encontrar tamanho equivalente a 40 ou maior.”

    Sobre isso, esse é o numero mais usado pelos japoneses, entre o equivalente a 40 e 42, e é justamente por isso que é dificil de encontrar, ja esgotaram todo o estoque.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s