Nipo-brasileiros celebram a cultura japonesa no Festival do Japão

No último sábado, dia 25, fui conferir o 18º Festival do Japão, realizado pela Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil – Kenren, no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center (antigo Expo Imigrantes). O tema deste ano foi os 120 anos de Amizade entre Brasil e Japão. A festa traz diversas atrações culturais, exposições, danças e comidas típicas.

Festival do Japao 2015 decoracao

O 18º Festival do Japão comemorou os 120 anos de Amizade entre Brasil e Japão (foto: Tatiana Maebuchi)

Comida típica japonesa

Já tinha ido ao evento algumas vezes e, como de costume, estavam reunidas as 47 províncias do Japão na praça de alimentação, onde os visitantes podem provar comidas típicas. Sempre quis comer o okonomiyaki de Wakayma e finalmente experimentei!

O okonomiyaki é uma espécie de panqueca japonesa, que tem variações de acordo com a região do país. Este é à moda kansai, com camarão japonês seco, bacon, batata palha, repolho e outros. É temperado com molho especial e cobertura de maionese, katsuo-bushi (peixe seco e ralado) e nori (alga). Achei um pouco pequeno, mas estava bom! Adoro o peixe ralado!

Festival do Japao 2015 okonomiyaki

Huummm! O okonomiyaki estava bom! (foto: Tatiana Maebuchi)

Um doce que consegui provar também, porque sempre tem bastante fila e/ou acaba rápido, é o famoso sonho do Ikoi-no-Sono, instituição com sede em Guarulhos/SP que cuida de idosos. Feito na hora é muito gostoso! O creme do recheio é bem leve.

Outro doce que comi e de que gosto bastante é o ichigo daifuku, feito de mochi (bolinho consistente de arroz japonês), com recheio de anko (pasta de feijão japonês) e morango no meio. Para mim, é uma mistura interessante! Comprei no estande de Nagasaki, mas não é de produção própria deles, e sim da Moti Confeitaria.

Comunidade presente

Um dos destaques entre os expositores era a Comunidade Yuba, uma comunidade auto-sustentável em Mirandópolis, a 600 km de São Paulo. Lá, plantam e produzem tudo o que consomem, sem o uso de conservantes (!), e o excedente vendem no festival.

Festival do Japao 2015 Yuba

A Comunidade Yuba é um dos destaques entre os expositores e os produtos têm gostinho de feito em casa! (foto: Tatiana Maebuchi)

Entre os produtos estão geleias (abacaxi, manga, hanaume ou hibisco e dekopon, laranja marga japonesa), “petiscos” (karinto doce ou salgado, que podem ser bolinhas ou mini tirinhas de uma massinha crocante frita; sembei com gergelim ou amendoim, que é um biscoito japonês), shitake (seco, em conserva ou em vinagrete), entre outros. Provei algumas geleias e o karinto doce e tem gostinho de feito em casa!

Pena que desta vez não consegui passar nos estandes da Adesc (Associação Cultural dos Departamentos de Senhoras Cooperativistas) e APANB (Associação Pan-Amazônica Nipo-Brasileira), onde iria atrás de mais comida. Pois é, adoro comer. Fica para a próxima edição!

Flores em arte

O festival contou também com uma linda exposição de ikebana (arranjos florais)! Alguns arranjos eram mais tradicionais e outros mais modernos. Tinha até árvores de bambus para os visitantes pendurarem seus pedidos em papéis, seguindo a tradição e a lenda do Tanabata Matsuri (Festival das Estrelas), celebrado em julho no Japão e no Brasil!

Festival do Japao 2015 ikebana

A beleza de um dos arranjos de flores na exposição de ikebana (foto: Tatiana Maebuchi)

– A florada da cerejeira é celebrada no Japão e no Brasil também. Saiba mais aqui. 😉

2 comentários sobre “Nipo-brasileiros celebram a cultura japonesa no Festival do Japão

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s