Festa das Cerejeiras comemora a florada das sakuras

Como adoradora de sakuras, fui conferir a florada na 37ª Festa das Cerejeiras no Parque do Carmo, zona leste de São Paulo, realizada pela Federação Sakura e Ipê do Brasil de 31 de julho a 2 de agosto.

Florada e tradição

O sábado ensolarado foi ótimo para um passeio no Bosque das Cerejeiras, onde há cerca de 1.500 pés das espécies Oshima, Himalaia e Yukiwari. A Yukiwari estava florida durante o evento. Os visitantes, inclusive eu, se deslumbravam com a beleza das flores ornamentais e tiravam fotos. (Infelizmente, alguns seguravam o galho com força para fazer pose e outros levavam flores que arrancaram das sakuras… 😦 )

Festa das Cerejeiras bosque cerejeiras

O Bosque das Cerejeiras estava lindo todo florido! (foto: Tatiana Maebuchi)

No Japão, é tradição realizar o hanami, a contemplação das cerejeiras, que traz paz interior. O vento sopra e produz um lindo espetáculo da natureza. Os japoneses fazem piqueniques embaixo das sakuras e acreditam que se uma flor cair naturalmente em uma pessoa, ela terá muita sorte. Aqui os descendentes também seguem este ritual todos os anos.

Garanta a reserva de sua acomodação em São Paulo pelo Booking.com

Cultura na arte e culinária

O palco contou com apresentações de dança (bon odori) com participação do público, taiko (tambores japoneses) que impressiona pelo poder de seu som, radio taisso (ginástica japonesa), entre outros.

Festa das Cerejeiras odori

Visitantes participam do bon odori, dança típica japonesa (foto: Tatiana Maebuchi)

Adoro taiko, já vi diversas apresentações de grupos diferentes. Mas confesso que este grupo (de São Miguel Paulista) parecia um pouco desanimado…

Festa das Cerejeiras taiko

Apresentação de taiko na Festa das Cerejeiras (foto: Tatiana Maebuchi)

As comidas típicas, oferecidas por associações nipo-brasileiras da região de Itaquera, estavam bastante disputadas. As filas nas barracas eram enormes! Comi só espetinho de frango, porque no fim do dia as comidas acabam (é muita gente!). Mas teve yakisoba, udon, tempura de sorvete, sakura mochi (que queria ter provado), temaki, hot roll, além de pastel, fondue de chocolate com frutas e espeto de morango coberto de chocolate.

– Falando em comidas típicas, teve muita coisa boa no Festival do Japão! Saiba mais aqui! 😉

História do cultivo

O projeto de cultivo das cerejeiras foi feito em 1974 por Matsuba, que morava na Zona Leste da cidade e queria trazer para as comunidadas próximas um pouco da cultura de suas raízes.

Assim, o primeiro plantio oficial se realizou em 1978, em comemoração aos 70 anos da imigração japonesa no Brasil. Porém, no início, as sementes trazidas do Japão não floresceram por causa do clima brasileiro que não é tão frio. Novas tentativas foram feitas, até mesmo com mudas, até que desse certo.

Festa das Cerejeiras sakuras

Sakuras floridas no Parque do Carmo (foto: Tatiana Maebuchi)

A florada das cerejeiras dura apenas alguns dias e as do Parque do Carmo, em São Paulo, são cultivadas no fim de julho especialmente para receber a tradicional festa. Hoje existem cerca de 4 mil pés de sakuras no parque.

Informações do site da Prefeitura de São Paulo


320x100

Facebook – blog321Viajando
Instagram – @321_viajando
Twitter – @321_Viajando
YouTube – 321Viajando

2 comentários sobre “Festa das Cerejeiras comemora a florada das sakuras

  1. Apesar do caos, transito totalmente insano para chegar ao lugar, estacionamento lotado… Realmente as sakuras estavam lindas !!!
    E uma pena essas pessoas sem educação depredando uma coisa tão lindas como as sakuras….. as pessoas nao sabem q se arrancar galhos das sakuras eles nao crescem mais…

    Parabens pelo post, muito bem feito e gostei da informação sobre a história de como vieram para cá as sakuras!!!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s