Brasileira!

bandeira brasil brasileira

A primeira certeza que se tem ao me ver é o fato de eu ter olhos puxados. Isso é bem verdade. Mas alguns deduzem errado.

Você é chinesa?

Mais de uma vez, ouvi a pergunta: “você é chinesa?”. E minha resposta foi algo do tipo: “nããão, sou brasileira! Meus bisavós vieram do Japão para o Brasil quando eram pequenos”. Será que pareço chinesa?

– Uma das coisas que aprendi viajando sozinha é que ser brasileira descendente de japoneses confunde os estrangeiros. Confira mais aqui. 🙂

Coreana…?

Certo dia, no ônibus – onde acontecem fatos inusitados – uma senhora senta-se ao meu lado com cara de interrogação. Minutos depois, vira-se para mim e pergunta algo muito ininteligível para quem tem o português como língua nativa, o inglês como segunda língua e conhecimentos de alemão, francês e espanhol (o que não é pouco!).

Eu é que fiquei com cara de interrogação. Daí, a senhora percebeu que eu não havia entendido e perguntou num português objetivo e com sotaque: “coreana?”. E eu, absolutamente determinada: “não”. Será que pareço coreana?

Ou japonesa?

O mais desagradável, no fim, é ser obrigada a ouvir certas palavras quando ando pela rua. “Konnichiwa”, “sayonara”, “arigatou”, “sushi, sashimi” ou pior, neologismos bizarros que nem sequer são palavras em japonês. Será que pareço japonesa?

Até passei por japonesa, até revelar que sou brasileira, mas tenho raízes nipônicas. Uns apenas disseram “ah”, enquanto outros resistiram e insistiram em não acreditar, provavelmente por considerarem impossível uma oriental ser latino-americana.

Aqui tem uma lista de motivos para viajar pela América do Sul!

No Brasil, temos o privilégio de poder conhecer tantas culturas e pessoas diferentes. Os orientais – japoneses, chineses e coreanos – têm semelhanças, mas o que os torna igualmente interessantes são exatamente as suas diferenças. Palavras de uma brasileira.

– Saiba mais curiosidades do Japão aqui. 😀

Texto editado e originalmente publicado em meu blog pessoal Reflexões Poéticas

Este post – inspirado na viagem de intercâmbio que fiz aos Estados Unidos, onde trabalhei na Disney – deu origem à uma série em que relato minha experiência como turista viajante e descendente de japoneses (ou ‘nikkei’) pelo mundo.

– Acompanhe todos os capítulos da saga!

3, 2, 1… Viajando! na rede

Facebook – www.facebook.com/blog321Viajando
Twitter – @321_Viajando
Instagram – @321_viajando

4 comentários sobre “Brasileira!

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s