6 curiosidades sobre konbinis do Japão

Os konbinis do Japão oferecem praticidade no dia a dia dos japoneses e turistas. Acabei me acostumando a fazer compras nas lojas de conveniência e, logo depois que voltei ao Brasil, me fizeram falta.

Naha_Okinawa_konbini

Konbinis estão espalhados pelo Japão (foto: Tatiana Maebuchi)

O que é um konbini?

Konbini é a loja de conveniência, onde se vende uma variedade de produtos, entre comida (obento, oniguiri, nikuman, lamen e outros) e bebida (como chá, suco, refrigerante, café e sake), itens de higiene e limpeza, revistas, adaptadores de tomada, entre outros. Oferecem também outros serviços (veja quais mais abaixo).

A palavra tem origem inglesa, de convenience store, e foi adaptada para o Japonês como “konbiniensu sutoa”. É usado apenas o início, que é mais curto, konbini.*

*Informações do site da Fundação Japão

Curiosidades

365 dias por ano e 24h por dia

Os konbinis funcionam todos os dias do ano e são 24 horas. É prático, porque eram uma opção para quando tivesse de comprar algo para comer ou beber e os mercados já estavam fechados.

Em todos os lugares

Em cidades grandes e mais turísticas, como Tokyo, Osaka e Hiroshima, há lojas de conveniência de várias redes quase em todos os lugares. Isso quer dizer que é fácil encontrar uma dessas lojas – perto de estações de trem e metrô, dentro dos shoppings das estações de trem, próximo de hotéis e hostels…

Várias opções de comida e bebida

Há opções de comida pronta, com os obentos (yakisoba, kare, udon, massa e até gratinados) e oniguiris – que têm uma embalagem mágica que é fácil de abrir e mantém o nori fresco.

– Veja também curiosidades sobre os mercados do Japão! 🙂

Nikuman (bolinho recheado cozido no vapor), espetinho de frango à milanesa e até caldo com legumes cozidos (parecia oden) também são outras opções, que devem ser pedidas direto no balcão.

Já as bebidas variam entre frias e quentes, assim como as máquinas que ficam nas plataformas de trens e nas ruas. Você pode escolher chás e cafés quente ou frio, refrigerantes de sabores diferentes (provei um de morango que era muito doce), sucos (inclusive uns que têm frutas e legumes misturados), bebidas de soja e bebidas com baixo teor alcoólico – que parecem refrigerante com álcool.

Sparkling_bebida_konbini

Bebida que comprei no konbini (foto: Tatiana Maebuchi)

É possível comprar café no copo direto no balcão também e pães de forma ou embalados individualmente (de manteiga, kare, recheado de morango ou chocolate, etc).

– Mais fatos curiosos sobre o Japão: curiosidades sobre restaurantes. 😉

Muita praticidade (mesmo)

Quando você compra um obento, no caixa, perguntam se quer a comida aquecida. Se disser que sim, esquentam no microondas e está pronto para comer! E, se não tiver talher, não precisa se preocupar, porque já colocam um hashi (e daqueles lencinhos umedecidos para limpar as mãos) na sacola junto com o obento.

320x100

Serviços

As lojas de conveniência do Japão oferecem serviços de xerox e impressão, além de caixas automáticos – os ATMs – e terminais para venda de ingressos para parques, como a Tokyo Disneyland, e museus, como o do Studio Ghibli, do cineasta japonês Hayao Miyazaki.

Redes

Existem diversas redes de konbini, como 7-Eleven, Family Mart e Lawson – que para mim são as melhores. A Lawson conta ainda com a marca Lawson 100, que vende produtos a 100 ienes cada (cerca de R$ 3,25). Era bom ir lá, porque dava para economizar dinheiro!

moeda estrangeira cambio

– Quer saber curiosidades sobre roupas e calçados do Japão? Confira aqui. 😀


Garanta a reserva de sua acomodação no Japão pelo Booking.com

chip internacional sim card

Facebook – blog321Viajando
Instagram – @321_viajando
Twitter – @321_Viajando
YouTube – 321Viajando

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s