Passo a passo para planejar uma viagem internacional

Este é um guia de planejamento de uma viagem internacional, com dicas de como escolher o destino até os preparativos finais, de como fazer as malas e deixar tudo pronto para viajar sem dor de cabeça!

Pixabay_computador_bloco_notas

Confira esta lista de dicas de como planejar uma viagem internacional! 😉

Economize dinheiro desde agora

Poupar dinheiro nunca é demais! Deixe guardado na poupança para usar quando for viajar e evitar cair na tentação de gastar. Veja aqui dicas de como economizar no dia a dia.

Escolha o destino de viagem e defina o roteiro

Existem uma série de fatores que você deve considerar na hora de escolher o destino de sua viagem. Aqui tem uma lista para te ajudar!

É importante levar em consideração a duração do voo e o tempo de deslocamento do aeroporto até o hotel para saber quantos dias livres terá para fazer os passeios.

Além disso, reserve uns dois dias para descansar quando voltar. Para mim, é o tempo ideal. Mas também depende de cada um.

Compre a passagem aérea com antecedência

No geral, compro a passagem três meses antes da data de viagem. Quanto mais se aproxima, a tendência é que fique mais cara por causa do aumento da procura e também pela lotação do voo.

Compre sua passagem área pela Passagens Promo

– Saiba aqui como escolher o melhor assento para você no avião. 😉

Reserve o hotel/hostel

Reserve a hospedagem em hotel ou albergue quando já tiver comprado a passagem aérea.

Recomendo o Booking.com e o Hostelword. Confira mais detalhes e outras dicas de sites aqui.

Garanta a reserva de sua acomodação pelo Booking.com

Faça pesquisas de custo e localização

Pesquise sobre o custo de vida (alimentação, transporte e outros), além de preços de traslado e passeios. Assim, você tem uma ideia de quanto gastará.

Outra dica interessante – e até divertida – é procurar no Google Maps o endereço do hotel/hostel. Costumo fazer isso para ver no street view como é a fachada e a distância do aeroporto.

Compre uma quantia da moeda local

Até hoje, pela comodidade, preferi já levar todo o dinheiro trocado daqui para não ter a preocupação de fazer o câmbio quando chegar ao meu destino de viagem.

De qualquer forma é bom levar um pouco em cash para pagar o traslado ou transporte público ou para comer algo, por exemplo. Depois, você pode trocar dinheiro em casas de câmbio.

Como o IOF do cartão pré-pago (Visa Travel Money, Cash Passport e afins) é o mesmo do cartão de crédito, às vezes compensa mais usar apenas o crédito. Apesar de depender da cotação do dólar no fechamento da fatura, se você participa do programa de fidelidade de seu cartão, acumula milhas ou pontos que podem virar milhas.

Outra vantagem do cartão de crédito é que você não fica com um saldo que não sabe ao certo quando usará de novo.

Pixabay_dolar_euro

Faça a check-list da mala de viagem

Prefiro fazer uma lista de coisas que preciso levar na mala para evitar esquecer algo. Depois, já deixo comprados remédios para emergências e outros itens que achar necessário. Leia aqui dicas de como fazer as malas! 🙂

Viaje conectado com o chip internacional da EasySIM4U

Cadastre o aviso viagem

Com mais ou menos dois dias de antecedência da viagem, ligue para a central de seu cartão de crédito internacional para cadastrar o aviso viagem. Dependendo do banco, é possível fazer isto pela Internet. Assim, você tem a liberação para fazer compras nos países que for visitar.

Contrate um seguro viagem

Se você for para algum país da América do Sul, existem opções básicas e baratas de seguro. Se preferir, você contratar planos que oferecem mais serviços.

Mas, se você viajar para os Estados Unidos, Europa ou Canadá, é preciso contratar um seguro viagem com um determinado valor mínimo. O documento que comprova o seguro é obrigatório de ser apresentado na Imigração.

– Saiba aqui o que aprendi viajando sozinha no exterior. 😉

Deixe suas contas em débito automático

Confirme se não haverá contas a pagar via boleto, por exemplo, enquanto estiver viajando. Se possível, deixe em débito automático de sua conta.

Alugue o carro para sua viagem com até 60% off e sem IOF pela Rentcars

– Mais dicas de viagem? Veja aqui!

Imagens: Pixabay


Facebook – blog321Viajando
Instagram – @321_viajando
Twitter – @321_Viajando
YouTube – 321Viajando

Deixe seu comentário