9 curiosidades sobre os banheiros do Japão

Mais uma coisa que me chamou a atenção na viagem ao Japão foi o banheiro japonês. A estrutura dos banheiros públicos, o tipo de vaso e outros costumes são bem diferentes do que vemos por aqui.

Japao_banheiro_assento

Assento de vaso no Japão tem diversas funcionalidades (foto: Tatiana Maebuchi)

Confira uma lista com 10 curiosidades sobre os banheiros do Japão. 😉

Banheiros públicos

No Japão, há banheiros em todas as estações de trem e algumas de metrô. Além disso, nos trens de linhas expressas, alguns vagões possuem banheiro. Usei uma vez e, como achei sujo, recomendo usar o da estação de partida ou destino.

Nos shoppings, os banheiros – com certeza – são melhores também por serem mais modernos. Percebi que muitos tinham uma cadeirinha para deixar o bebê dentro da cabine mesmo e que muitas mães andam por aí sozinhas com o filho pequeno. Bem inteligente!

– Veja aqui curiosidades sobre os trens, metrô e trem-bala japoneses!

Western x Japanese style

O formato tradicional de banheiro japonês é tipo um buraco oval estreito no chão com uma cobertura em uma das extremidades (geralmente fica perto da parede, alguns ficam de lado).

Na maioria dos banheiros públicos, há tantos os “vasos” japoneses (Japanese style ou washiki, 和式) quanto os que conhecemos (Western style, estilo ocidental ou yōshiki, 洋式).

Existe também o que me parece um vaso ocidental com adaptação japonesa. Tem uma espécie de pia em cima do que seria o reservatório da descarga que, quando é acionada, a água sai do caninho (parece aquele de bebedouro para encher garrafinha) e você pode lavar as mãos. Esta água cai no vaso e vai tudo junto com a descarga.

Sinalização dos banheiros ocidentais e orientais

Na porta, pode aparecer escrito apenas “Western style” ou em ideograma (kanji) ou um desenho do banheiro japonês.

Algumas vezes, as mulheres preferiram ficar na fila para usar o banheiro ocidental enquanto o japonês estava livre. Na pressa ou urgência, eu usava o tradicional mesmo.

Os banheiros em prédios e construções antigas

Os prédios antigos só contam com os banheiros japoneses antigos. No Parque da Paz, em Hiroshima, e na ilha de Miyajima era assim. Não tinha escolha.

Como se usa o banheiro japonês?

Usar o banheiro japonês requer um certo malabarismo para se agachar e equilibrar, ainda mais com tanta roupa de inverno que precisava vestir na viagem! (risos) 😆

Diferente de como a maioria pensa que se usa – de costas para a parede e, consequentemente para a parte coberta -, a ponta que tem a cobertura deve ficar à nossa frente. Pois é, é estranho ficar agachada olhando para a parede e alguns canos que me salvaram de cair no chão!

Alguns banheiros têm umas instruções de uso em Inglês, mostrando figuras com o jeito certo e o errado – neste, tem até um X vermelho em cima. Pra não ter dúvida! (risos)

Descarte do papel higiênico

No Japão, o papel higiênico é descartado dentro do vaso mesmo, na hora de dar descarga. Mas existe uma pequena lixeira na cabine ou no banheiro que serve para descarte de absorventes e outros resíduos.

– Confira também fatos curiosos sobre os konbinis (lojas de conveniência do Japão)! 😀

Depois de usar o banheiro

Para nós, ocidentais, é natural usar o banheiro e depois lavar as mãos com sabonete e enxugar com papel ou naquelas máquinas secadoras.

Mas nos banheiros mais antigos não se usa papel e às vezes nem sabonete tem. Os japoneses lavam com água e enxugam no lenço de tecido que carregam na bolsa ou no bolso. Reparei que as japonesas tiravam seus lenços da bolsa! E muitas lojas vendem destes lenços, mesmo como souvenir.

Ah, a modernidade e o conforto!

O assento aquecido é uma maravilha no inverno! Além disso, conta com outras funções, como o barulho de água para não ouvirem “os sons” alheios e o jato d’água para limpeza íntima com regulador de intensidade (1 a 5).

Tecnologia a favor da higiene

Hoje existem vasos mais modernos, high-tech, com descarga por sensor de movimento. Os antigos têm uma válvula atrás, escondida pela tampa quando está levantada. Já algumas lixeiras têm abertura da tampa por sensor também.

– Leia aqui todos os posts de viagem e curiosidades sobre o Japão. 🙂

2 comentários sobre “9 curiosidades sobre os banheiros do Japão

  1. Ahhhhh se eu soubesse como usar o banheiro japones….. nao teria ocorrido o famoso acidente de hiroshima!!!
    Mas sério, otimo post, informações otimas, a gente pensa q eh besteira e q nao eh necessario saber sobre banheiros, mas qndo eu fui pro japao, eu vi a necessidade de saber sim…..
    E claro da uma vontade tremenda de trazer um acento sanitario hi-tech pro brasil ne, quentinho uhauhauhuahuau
    outra coisa q eu adoro eh o fato de nao ter cestinho de lixo no banheiro, o descarte do papel higienico eh perfeito!!!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s