Um Ano Novo no Japão

Até um ano atrás, eu tinha uma ideia de como é a tradição de Ano Novo no Japão (shougatsu). A data é importante no país por ser religiosa. E quando viajei para lá, vi um pouco desta celebração de perto. Foi uma experiência interessante e diferente, porque assim percebi que os nipo-brasileiros mantêm apenas alguns costumes que são fortes no país de origem de suas famílias.

Ano_Novo_imperador_palacio_Tokyo_Japao

No dia 1º de janeiro, os japoneses fazem uma saudação ao imperador no Palácio Imperial em Tokyo (foto: Tatiana Maebuchi)

Bounenkai e shinnenkai, as festas de final de ano

No Japão, existe a tradição das festas de fim de ano. O bounenkai é um evento para reunir famílias, amigos, funcionários de uma empresa, entre outros, para uma grande confraternização. O shinnenkai tem o objetivo de comemorar o início de um novo ano – que também pode ser uma reunião entre todos essas grupos de pessoas para desejar sorte, abundância e felicidade.

Costumes japoneses

A passagem do ano é uma data bastante importante no Japão e a festividade dura aproximadamente três dias. Esta é a época em que os japoneses fazem a purificação, orações e dão boas-vindas ao ano que começa. Além disso, famílias assistem ao tradicional Kouhaku Utagassen, show de música com cantores famosos.

Aprendi em uma aula na escola de japonês que os preparativos começam com alguns dias de antecedência. Donas de casa fazem grandes faxinas em suas casas, chamadas souji, uma espécie de purificação. Isto porque para entrar no ano novo é preciso ter tudo limpo.

– Conheça algumas curiosidades sobre os konbinis o Japão!

Religiosidade no Ano Novo do Japão

Joya no kane é a cerimônia celebrada na noite do dia 31 de dezembro, que consiste em tocar o sino 108 vezes, sendo a última badalada à meia-noite. As badaladas representam os 108 desejos mundanos (bonno). Assim, tocar o sino tem o objetivo de afastar esses desejos para que o homem esteja purificado no novo ano.

Em Tokyo, os japoneses geralmente passam a virada do ano nas proximidades da Tokyo Tower, um ícone da cidade e onde é feita a contagem regressiva para a chegada do novo ano. Também passei lá perto, no templo Zozoji, quando estive viajando pelo Japão. Ver a torre toda iluminada, anunciando 2015, foi emocionante!

– Veja dicas de passeios em Tokyo! 😉

Logo pela manhã do dia 1º de janeiro, os japoneses fazem a primeira visita aos templos budistas e santuários xintoístas, chamada de hatsumode. Ainda em minha viagem ao Japão, fui ao Templo Kawasaki Daishi na província de Kanagawa, no sul do país, um dos mais visitados nos três primeiros dias do ano. Em 2013, chegou a receber 2.98 milhões de pessoas, segundo informações da Embaixada do Japão no Brasil. E estava realmente cheio, mesmo o tempo estando nublado com direito a uma leve tempestade de neve.

Ano_Novo_templo_Kawasaki_Daishi_Japao

Visitei o templo em Kawasaki no dia 1º de janeiro (foto: Tatiana Maebuchi)

Depois, seguimos para o Palácio Imperial para saudar o imperador, evento que acontece somente duas vezes ao ano – no aniversário do imperador, dia 23 de dezembro, e no Ano Novo, dia 1º de janeiro.

Os japoneses também têm o costume de colocar o kagamimochi – dois mochi, um sobre o outro, decorados com papel japonês, folhas de matsu (pinheiro) e daidai (laranja nipônica) – sobre um altar, como forma de agradecimento aos deuses budistas e xintoístas. Lembro que minha avó paterna fazia isso na casa dela, mas sem o altar.

Texto editado e originalmente publicado no site Discover Nikkei, um projeto internacional do Japanese American National Museum relacionado à comunidade nipo-descendente. O site multilíngue (Inglês, Japonês, Espanhol e Português), que em 2015 completa 10 anos, já recebeu prêmios e compartilha histórias de nikkeis (descendentes de japoneses) que vivem em vários países do mundo.

2 comentários sobre “Um Ano Novo no Japão

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s