Viajar de avião ou trem?

Na Espanha e no Japão, viajei de avião e trem. Neste post, divido minhas experiências e faço uma comparação entre fazer viagens via área (em classe econômica) ou férrea. Cada opção de transporte tem suas vantagens e desvantagens. Confira qual poderá ser a melhor alternativa para você! 😉

Pixabay_aviao_ceu

Viajar de avião em geral é mais rápido e pode sair mais em conta que de trem (foto: Pixabay)

Viajar de avião x viajar de trem

Avaliar o tempo de viagem, a quantidade de bagagem permitida, o conforto e o preço podem ser decisivos na hora de comprar a passagem de avião ou trem. A seguir, listo os prós e contras de cada um desses itens!

Tempo

Em uma viagem, o tempo é um fator importantíssimo se você tem dias contados (é triste, mas é a vida!) de folga, feriado ou férias.

Vale observar que, se você for pegar avião, para um voo internacional, é preciso chegar com cerca de três horas antes ao aeroporto. Apesar disso, a grande vantagem é que a viagem é bem rápida. Já no caso do voo doméstico, esse tempo de antecedência é de aproximadamente uma hora antes do horário de partida.

O contra é que a maioria dos aeroportos ficam afastados das cidades e, por isso, você precisa de mais um tempo pra se deslocar.

Indo de trem, você precisa estar na estação mais ou menos meia hora antes. A viagem é rápida, mas não tanto quanto de avião. Você pode usar essas horas pra aproveitar melhor sua viagem, como revisitar um lugar de que tenha gostado bastante. 🙂

» Veja dicas de como escolher o destino de sua viagem!

Preço

Muitas vezes, o preço é o item mais importante quando o assunto é viajar barato. Em geral, existem mais promoções (algumas relâmpago) de passagens aéreas. Os programas de fidelidade Smiles (da GOL) e Multiplus (que tem parceria com a TAM) sempre enviam e-mails com as ofertas, inclusive se for usar milhas. Outro jeito de acompanhar a divulgação de passagens baratas é ficar de olho no site Melhores Destinos.

Já para bilhete de trem com preços mais baixos (e atrativos), é preciso comprar com antecedência em agências de viagem. No caso da Renfe, empresa ferroviária da Espanha, comprei pela agência online Atrapalo.com (só fique atento, porque se quiser cancelar o bilhete, há cobrança de multa). O Japan Rail Pass, da companhia JR do Japão, comprei no Centro de Visto Japonês.

» Confira dicas de como gastar pouco em viagens!

Espanha_Renfe_trem

Viajar de trem rápido na Espanha é confortável, além de ser uma experiência diferente (foto: Tatiana Maebuchi)

Bagagem

Em voos internacionais dentro da América do Sul, você pode levar uma mala de 25 kg. Voei de GOL e TAM e foi tranquilo – minha bagagem ficou dentro do peso limite.

Se o destino do voo for a outros países (como os Estados Unidos, os da Europa e da Ásia), estão liberadas duas malas de até 32 kg cada, com total de 64 kg.

Já em voos nacionais, de acordo com a regulamentação da ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil, é permitido despachar uma mala de até 23 kg.

Viajando de trem, as pessoas levam uma mala média ou grande e uma bolsa ou uma mochila. Mas é preciso um cuidado extra com bagagem, porque fica em compartimentos abertos nos vagões.

Quando viajei dentro da Espanha, levei minha mala grande de rodinha. Uma boa dica que vi no Viaje na Viagem foi a de usar uma trava de bicicleta pra prender a mala na “prateleira” de ferro. Menos preocupação durante a viagem.

Usei só uma mochila e uma bolsa nas viagens de trem-bala no Japão, porque há pouco espaço – como nos ônibus, se usa a parte superior das laterais, acima dos assentos.

Em todo caso, sempre é bom confirmar com a empresa responsável, porque cada companhia tem as próprias regras, especialmente nas dimensões das malas.

» Leia dicas de como fazer a mala em uma viagem internacional!

Conforto

Em um voo de classe econômica, os assentos são um pouco apertados e pode cansar as pernas, principalmente em viagens mais longas. Assim, viajar de trem pode ser mais confortável, porque o espaço do assento e entre as fileiras é ligeiramente maior.

3, 2, 1… Viajando! na rede
Inscreva-se no canal do YouTube!
Facebook – blog321Viajando
Twitter – @321_Viajando
Instagram – @321_viajando

4 comentários sobre “Viajar de avião ou trem?

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s