8 curiosidades sobre os mercados do Japão

Na viagem ao Japão, reparei também nos mercados onde fiz compras para economizar dinheiro com alimentação. Esse tipo de estabelecimento é bem diferente de todos que já vi no Brasil e em outros países que visitei.

Osaka_Japao

Os mercados do Japão oferecem produtos variados, além de facilidades aos clientes (foto: Tatiana Maebuchi)

Confira, então, 8 fatos curiosos sobre os mercados japoneses!

Facilidade

Os mercados do Japão disponibilizam água quente e microondas para esquentar ou preparar comida rápida, como lamen, por exemplo. Não cheguei a usar, porque fiquei com receio de não saber mexer no microondas! huahau 😛

Venda de bebidas quentes

Como viajei no inverno, achei ótimo encontrar bebidas quentes, como vários tipos de chá e café, que também são vendidos nas máquinas que ficam nas ruas e estações de trem.

Produtos variados e baratos

Outra vantagem é ser mais barato e ter mais variedade de produtos que os konbinis, as lojas de conveniência do Japão. Por isso, quando existia a opção de fazer compras no mercado, eu tinha mais poder de escolha e ainda economizava!

Japao_mercado_chocolate

Os mercados japoneses têm muitas opções de doces e chocolates (foto: Tatiana Maebuchi)

» Veja também curiosidades sobre os konbinis!

Obento, sim!

Tanto nos konbinis quanto nos mercados, se vendem obentos (espécie de marmita) variados. Mas nos mercados, claro, há mais opções, como sashimi, tonkatsu (milanesa de carne de porco), arroz japonês (temperado ou não), yakisoba

» Falando em comida, confira fatos curiosos sobre os restaurantes do Japão!

Sacolas

Nos mercados de Tokyo, se usam apenas sacolas brancas. Este é um aspecto bem diferente daqui no Brasil, onde as sacoldas são coloridas e personalizadas de acordo com a marca/empresa.

Sustentabilidade em Okinawa

Já nos mercados de Naha, em Okinawa, era preciso levar sua própria sacola, porque não existia nem a opção de comprar para carregar as compras (!).

Na primeira compra, não fazia ideia e tive de me virar com uma sacola que tinha meio que por acaso e por precaução na bolsa.

Máquina para receber o pagamento das compras

Em um mercado em Kawasaki, tinha a opção de usar um caixa em que o atendente só passava os produtos no leitor de código de barras e o pagamento era feito numa máquina. E precisa ter o dinheiro trocado certinho (assim como nos Estados Unidos, no Japão se usam muito e muitas moedas!).Porque pelo que me lembro, essas máquinas não dão troco.

Mais praticidade

Outra coisa que observei é que, em mercados maiores, há balcões, passando os caixas e perto da saída, para arrumar as compras nas sacolas. Assim você não atrapalha o próximo cliente nem atrasa a fila do caixa. 😉

» Saiba mais sobre o Japão aqui!

3, 2, 1… Viajando! na rede
Inscreva-se no canal do YouTube!
Facebook – blog321Viajando
Twitter – @321_Viajando
Instagram – @321_viajando

6 comentários sobre “8 curiosidades sobre os mercados do Japão

  1. quando era pequeno fiz dois anos de escola japonesa e tenho saudade de escrever em japones… nao que eu soubesse escrever muito mas gostava tanto de “desenhar” as letras, isso que eu gostaria de fazer de novo…

    Curtir

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s