Taiko, o tambor japonês que encanta o mundo

Taiko_tambor_japones

Um dos tipos de taiko, com rebites (foto: Tatiana Maebuchi)

Conhece o taiko, o tambor típico japonês? Posso dizer que é o instrumento musical de que mais gosto na cultura japonesa, cada batida emociona. Por isso, esta seção tem uma estreia especial. Descubra os tipos de taiko e um breve histórico. 😉

O que é o taiko?

“Taiko” é usado com frequência para dar nome ao conjunto da arte moderna do tambor japonês (kumi-daiko), mas a palavra – na realidade – se refere aos tambores em si. Literalmente, taiko significa “tambor grande”, apesar de existir uma ampla variedade de formatos e tamanhos.

Tipos

Com corpo circular, fechado nas laterais por pele animal, o tambor pode ser classificado em tsuzumi taiko.

tsuzumi tem o corpo com cerca de 40 cm de comprimento e diâmetro de cerca de 20 cm. A pele é tensionada para fora das bordas e fixada com barbante. O otsuzumi (grande) e o kotsuzumi (pequeno) devem ser segurados com uma mão e percutidos com os dedos da outra.

Já o taiko tem um formato mais livre – alguns têm a pele esticada e amarrada ao corpo por barbante e outros têm a pele presa nas bordas com rebites. A baqueta utilizada se chama bachi.

» Veja curiosidades sobre restaurantes japoneses.

Existem alguns tipos de taiko. O okedou-daiko que tem o corpo parecido com um tonel, formando um cilindro convexo, e as peles são amarradas com barbante. O tamanho varia e pode chegar até 3,5m de diâmetro (de acordo com a pele bovina que é usada). O comprimento do corpo pode chegar a 4m e pesar cerca de uma tonelada – e pode ser tocado por até 10 pessoas ao mesmo tempo. Apesar disso, o okedou-daiko mais comum tem entre 60 e 90 cm de diâmetro e pode ser percutido tanto por um lado quanto pelo outro.

shime-daiko tem 40 cm de diâmetro e 10 cm de altura. O corpo deste tipo de taiko é perfurado e emite um som agudo tranquilizante.

Os nagadou-daiko, também conhecidos como tambores de corpo longo, são feitos com tronco de madeira cavada. Em questão de tamanho, alguns podem chegar a 1,5m de diâmetro na superfície de percussão. Os nagadou-daiko mais comuns medem de 45 a 60 cm de diâmetro. E os miya-daiko são achatados, tocados nas apresentações em santuários xintoístas (omiya).

Taiko_Ryukyu_Koku_Matsuri_Daiko_Pavilhao_Japones

Grupo Ryukyu Koku Matsuri Daiko tem estilo de Okinawa (foto: Tatiana Maebuchi)

História do taiko

Antigamente, no Japão, o tambor era considerado símbolo da comunidade rural. O limite da aldeia era determinado geograficamente, mas também pela distância em que se podia ouvir a batida do taiko.

O tambor japonês existe na música tradicional do país há cerca de 1,5 mil anos. Está relacionado, na maioria dos casos, às celebrações xintoístas. A apresentação dos conjuntos de taiko como evento musical artístico surgiu só depois da Segunda Guerra Mundial e estimulou sua difusão por todo o Japão, reavivando esta arte de percussão.

Especula-se que o antecessor do estilo do tsuzumi pode ter origem na Índia e foi para o Japão junto com o budismo. O taiko japonês como conhecemos hoje se parece muito com os instrumentos chineses e coreanos e provavelmente foram apresentados por influência cultural entre 300 e 900 A.C. Depois disso, as ondas de influência cultural deixaram de existir e o desenvolvimento pode ser atribuído basicamente ao artesãos japoneses.

Um dos primeiros usos do taiko foi como instrumento de campo de batalha para intimidar e assustar o inimigo. O tambor japonês passou a ser usado em batalha para comandos e coordenar estratégia perto do anos 1.500 -o taiko era o único instrumento que poderia ser ouvido de dentro do campo de batalha.

Durante os 50 últimos anos desde que o kumi-daiko foi criado, houve um crescimento fenomenal que existem mais de 8 mil grupos de taiko no Japão. E os grupos estão aderindo ao estilo no mundo todo, inclusive no Brasil, além de importantes compositores de música contemporânea terem criado canções dedicadas ao instrumento. O taiko deve ser o primeiro estilo de música japonesa a se difundir pelo mundo.

» Leia no blog todas as dicas sobre o Japão!

Dica para quem gosta do assunto: tem um glossário de taiko (em Inglês) online!

Fonte: livro Guia da Cultura Japonesa (Editora JBC) e site taiko.com

3, 2, 1… Viajando! na rede

YouTube – 321Viajando
Facebook – blog321Viajando
Twitter – @321_Viajando
Instagram – @321_viajando

4 comentários sobre “Taiko, o tambor japonês que encanta o mundo

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s