Culinária típica é destaque no Festival do Japão

FJ2016_okonomiyaki_Wakayama

O okonomiyaki de Wakayama vale muito a pena! (foto: Tatiana Maebuchi)

A Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil – Kenren realizou o 19º Festival do Japão nos dias 8, 9 e 10 de julho no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center. O evento celebrou a cultura e a gastronomia típica.

A Praça de Gastronomia, um dos destaques da festa, reuniu pratos típicos de 46 das 47 províncias japonesas. E, como não poderia deixar de ser, fui lá conferir!

Um dos pratos que mais queria provar e não tinha tido coragem de enfrentar a fila de sábado para comprar é o okonomiyaki (espécia de panqueca japonesa) de Wakayama. A panqueca é à moda Kansai (uma das regiões do Japão), com camarão japonês seco, bacon, batata palha, repolho e outros legumes, temperado com molho especial e cobertura de maionese, katsuo-bushi (peixe seco e ralado) e nori (alga). Já é um dos meus favoritos do festival! 😀

» Veja também como foi o Festival do Japão anterior!

Diferente achei o yaki udon com shimeji e shitake do estande da província de Tokyo. O macarrão (udon) vem sem caldo nem molho, temperado com os cogumelos e cebolinha. Gostei bastante, porque adoro shimeji, shitake e cebolinha! É uma boa opção para quem é vegetariano.

FJ2016_yakiudon_Tokyo

Yaki udon é uma boa opção vegetariana (foto: Tatiana Maebuchi)

Na parte de sobremesas e doces, o sorvete de maçã de Aomori me chamou a atenção, porque nunca tinha visto sorvete de massa neste sabor. Além disso, o estande desta província já tinha fama de ter a melhor e mais saborosa maçã. Uma vez comi maçã do amor e realmente a fruta estava muito boa. Mas, como adoro doces, prefiro o sorvete, que é muito gostoso, com pedaços de maçã e caramelo por cima. Tem gostinho de sorvete caseiro!

» Confira dicas e curiosidades sobre o Japão! 😉

FJ2016_sorvete_maca_Aomori

Muita felicidade neste sorvete com gostinho caseiro! (foto: Tatiana Maebuchi)

Outra coisa que queria muito comer e não tinha conseguido é o choux cream de matcha de Aichi, feito pela Na-Na-Ya Pâtisserie. É uma carolina japonesa, com pouco açúcar, recheio de matcha levemente frio e com sabor suave. Muito gostoso também!

FJ2016_chouxcream_matcha_Aichi

Choux cream de matcha é bem suave (foto: Tatiana Maebuchi)

Cultura

O Festival do Japão contou com diversas atividades culturais, como workshops de origami, kirigami (dobradura tridimensional), oshibana (arte com flores secas), mangá, washi (papel japonês), além de exposição de ikebana (arranjos florais), demonstração de Cerimônia do Chá e apresentações musicais e de dança.

A 20ª edição está programada para os dias 7, 8 e 9 de julho de 2017. Para mais informações, acesse o site do evento: www.festivaldojapao.com.

Garanta a reserva de sua acomodação pelo Booking.com

320x100

Facebook – blog321Viajando
Instagram – @321_viajando
Twitter – @321_Viajando
YouTube – 321Viajando

2 comentários sobre “Culinária típica é destaque no Festival do Japão

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s