10 coisas que aprendi fazendo intercâmbio

Disney_intercambio_Epcot_EUA

A gente viaja, trabalha e passeia! Eu toda feliz no Epcot! hahaha (foto: arquivo pessoal/Tatiana Maebuchi)

Minha primeira viagem internacional foi por causa de um intercâmbio nos Estados Unidos, num programa Work & Travel. Trabalhei no Walt Disney World, em Orlando, por quase três meses, onde conheci estrangeiros de vários países e pratiquei inglês, além de ter sido “intérprete” de português! Foi divertido e, claro, a gente sempre tira lições de nossas experiências. 😉

1. Viajar pela primeira vez ao exterior é um pouco apavorante, porque tudo é desconhecido. Mas depois também é uma festa, um sonho se realizando. Pra mim, foram dois: o de fazer intercâmbio (pois é, eu sonhava em andar de ônibus amarelo pra ir à escola) e o de conhecer a Disney, já que fiz Work & Travel.

2. Um intercâmbio é uma experiência de viagem muito rica. É uma oportunidade de conhecer outro país e sua cultura, pessoas diferentes, se virar sozinho com responsabilidades relacionadas a afazeres, dinheiro e trabalho, além de poder aperfeiçoar um idioma. Se você fala mais de uma língua estrangeira, pode praticar bastante!

» Confira mais razões para fazer um intercâmbio!

3. É muito interessante conhecer outras pessoas, principalmente de outros países – até de alguns que não imaginava encontrar (tão cedo). É gente que tem algo em comum com você e muitas coisas sobre a cultura do país natal pra mostrar.

4. Quando se é estudante, ainda mais pagando tudo em dólar, o dinheiro é bem contado. Hello, Michelinas (comida congelada) e outlets! Mas recomendo se alimentar melhor – experiência própria! (Eu também comia cereal matinal, banana e iogurte, viu?)

320x100

5. Falando em dinheiro, o intercâmbio é um investimento em uma experiência de viagem – e de trabalho, como foi no meu caso. Liberte-se do pensamento de trabalhar para pagar os custos e aproveite a viagem!

6. Se programar pra fazer afazeres domésticos é importante. Tanto quanto separar o dinheiro pra cada coisa. É preciso fazer compras no supermercado, lavar roupas, preparar comida…

Bom, mas se não dá tempo de ir ao mercado, a gente sempre encontra alguma loja pras emergências. Não caia na tentação de frequentar demais restaurantes de fast food, porque além de não ser nada nutritivo, tem muita gordura. O resultado senti na pele, literalmente, quando vi as espinhas (sim, no plural!) surgirem.

7. A saudade da família é grande e aumenta conforme o tempo passa. Foi o primeiro Natal e Ano Novo que passei fora de casa.

Disney_intercambio_MagicKingdom_EUA

Aproveitei pra conferir os especiais de fim de ano da Disney (foto: Tatiana Maebuchi)

8. Fazer as malas para voltar é um desafio! Precisa caber coisa que você já levou, comprou, ganhou, usou e não acabou… Tirar tudo da embalagem (caixas e pacotes) ajuda muito!

9. O intercâmbio é marcante na vida. Porque você descobre o quanto aprendeu e cresceu – na marra ou não. Você acaba em situações em que precisa saber lidar com aquilo naquele momento e que nunca tinham acontecido antes e só seriam possíveis em outro país. Por exemplo, se você se atrapalhar na hora de conversar em inglês com um nativo.

» Leia também sobre o que aprendi viajando sozinha no exterior!

10. Você percebe que o intercâmbio é só o começo de uma série de viagens. Porque dá mais vontade de conhecer o resto do mundo!

chip internacional sim card

moeda estrangeira cambio

Facebook – blog321Viajando
Instagram – @321_viajando
Twitter – @321_Viajando
YouTube – 321Viajando

6 comentários sobre “10 coisas que aprendi fazendo intercâmbio

  1. Excelente post, realmente o intercambio eh algo q alem de muito bom marca a vida da pessoa e pode dar muitos rumos a mesma.
    Se aprende muitas coisas, q da pra levar pra vida toda.
    REalmente esse intercambio da disney foi algo q marcou sua vida, e uma otima experiencia

    Parabens

    Curtido por 1 pessoa

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s