Dicas do que fazer na cidade do Porto

porto_portugal

Às margens do Rio Douro em Porto (foto: Tatiana Maebuchi)

Portugal me encantou mais do que imaginava, assim como a República Tcheca. Visitei o sul do país, incluindo Porto, declarada Cidade Patrimônio Mundial pela Unesco em 1996. E, para você conhecer mais, separei aqui uma lista de dicas de passeios para se fazer na cidade.

Passeio de barco no Rio Douro

O rio era até finais do século XIX  a principal via de acesso ao interior e a de transporte para produtos. Hoje, é possível fazer um passeio de barco para admirar a paisagem e tirar fotos dos arredores e da ponte D. Luís I, um dos grandes atrativos do tour.

Projetada pelo engenheiro Teófilo Seyrig, um discípulo de Gustave Eiffel, a ponte D. Luís I foi inaugurada em 1886 e tem 395 metros de comprimento e 8 metros de largura. Seu arco é considerado o maior do mundo feito em ferro. Liga a área da catedral de Porto à cidade de Vila Nova de Gaia.

Fiz o passeio no fim do dia e pude contemplar o por do sol, com uma vista maravilhosa do alaranjado do sol em meio a nuvens, mesmo no inverno – que é relativamente razoável, não é rigoroso como no norte de Portugal ou outros países da Europa.

» Veja também dicas do que fazer em Barcelona!

Livraria Lello

José e António Lello nasceram na Casa de Ramadas, freguesia de Fontes, em Santa Marta de Penaguião. José Lello é o primeiro a ir ao Porto e sonhava tornar-se livreiro, o que vem a acontecer com a abertura da primeira livraria e editora em 1881 com seu cunhado. Depois do falecimento deste, José Lello constitui a sociedade José Pinto de Sousa Lello & Irmão, com o irmão António Lello.

Em 1894, José Lello compra a Livraria Chardron, que tinha feito seu nome pelo francês Ernesto Chardron. Este influente editor era um motor do setor, tendo publicado as primeiras edições de obras eternamente sonantes como as de Eça de Queirós e Camilo Castelo Branco. Uma ambiciosa ampliação da Lello e Irmãos foi concretizada no edifício da Rua das Carmelitas, moldado pelo engenheiro Francisco Xavier Esteves, e inaugurada em 1906 e que assim se mantém até hoje.

porto_livrarialello_portugal

Me apaixonei pela arquitetura da Livraria Lello! (foto: Tatiana Maebuchi)

E a visita à livraria vale a pena exatamente pela arquitetura, que se destaca pela escada ao centro, concorrida pelos turistas que querem tirar fotos e selfies. O legal é olhar cada detalhe explicado numa espécie de guia que o visitante recebe ao entrar.

A entrada é paga e o ingresso deve ser comprado com antecedência. Mas se você fizer uma compra, o valor da entrada é abatido do total. 😉

Endereço: R. das Carmelitas, 144 (confira a localização no final do post)
Horário: das 10h às 19h30

» Confira todas as dicas de passeio do blog!

A Vida Portuguesa

porto_avidaportuguesa_portugal

A visita pela loja A Vida Portuguesa foi bem interessante! (foto: Tatiana Maebuchi)

Uma loja curiosa, interessante, variada e bem típica é A Vida Portuguesa. O foco é valorizar os produtos produzidos em Portugal, como sabonetes diversos, mochilas, itens para a casa (decorativos e para a cozinha), livros de culinária, comidas (frutas secas, azeites, etc), entre muitas outras coisas!

Ah, e fica do ladinho da Livraria Lello!

Foi uma ótima dica da Ana Catarina Portugal, do blog Turista Profissional. 🙂

Endereço: R. da Galeria de Paris, 20 (confira a localização no final do post)
Horário: de segunda a sábado, das 10h às 20h
Domingos e feriados, das 11h às 19h

Estação de trem de São Bento

porto_estacaosaobento_portugal

A construção onde fica a estação São Bento é linda demais! (foto: Tatiana Maebuchi)

A estação de trem de São Bento fica ao lado da de metrô, que tem o mesmo nome. É uma construção histórica do início do século XX no centro da cidade do Porto, conhecida como uma das estações mais bonitas do mundo. Está localizada no antigo Convento de São Bento de Ave-Maria.

A estrutura de vidro e ferro foi desenhada pelo arquiteto Marques da Silva. Já o vestíbulo é adornado com 20 mil azulejos pintados por Jorge Colaço e ilustra a evolução do transporte e eventos da história e vida portuguesa.

A fachada antiga chama a atenção e, logo ao entrar, você já vê as diferentes imagens retratadas nos azulejos. É de ficar maravilhada!

320x100

Confira no mapa o percurso da estação São Bento, passando pela loja A Vida Portuguesa, até a Livraria Lello. Você pode incluir este trecho em seu roteiro no Porto!

» Na viagem a Portugal, usei o chip da Easysim4U. E tem uma resenha bem completinha aqui no blog!

Dica de hospedagem: o hotel Holiday Inn Porto Gaia é uma boa opção para quem gosta de conforto e tranquilidade, já que fica em Vila Nova de Gaia e o movimento está concentrado no Porto. O acesso é fácil tanto de táxi quanto de metrô, que passa pela ponte D. Luís I e se tem a linda visão das cidades e do Rio Douro.

Com informações dos sites Visit PortoVisit Portugal e da Câmara Municipal do Porto.


Garanta a reserva de sua hospedagem pelo Booking.com

chip internacional sim card

moeda estrangeira cambio

3, 2, 1… Viajando! na rede

YouTube – 321Viajando
Facebook – blog321Viajando
Instagram – @321_viajando
Twitter – @321_Viajando

24 comentários sobre “Dicas do que fazer na cidade do Porto

  1. Eu também fiquei pouco tempo na cidade do Porto e nao consegui ver tudo o que eu queria! Me hospedei perto da livraria Lello e quando fui, não precisava pagar (mas tinha que ser poucos minutos antes da abertura oficial do local). O mais curioso é que nao assisti Harry Potter e a primeira coisa que me perguntaram era se eu tinha ido na biblioteca deles! Demorei para associar a livraria com um filme que nunca vi!
    rs
    Um local que eu achei lindo é o prédio da bolsa! O restaurante ali dentro é uma maravilha!
    😉

    Curtido por 1 pessoa

    • hahaha
      Engraçada sua história, Juliana! Na verdade, quando me recomendaram visitar a livraria, me falaram algo relacionado a Harry Potter. Percebi que tinha um quê de HP, mas só depois que fui pesquisar sobre que descobri que o livro teve inspiração a partir de lá!

      Curtir

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s