Como usar o metrô no Porto?

porto_entrada_metro_portugal

Desci na estação de metrô São Bento para conhecer os arredores (foto: Tatiana Maebuchi)

Na viagem a Portugal, visitei Porto e aproveitei para conhecer parte da cidade a pé e de metrô. Se deslocar por lá e também até a vizinha Vila Nova de Gaia, onde há uma grande concentração de hotéis, é muito fácil pelo Metro do Porto (em Portugal, pronuncia-se “métro”).

O metrô da cidade do Porto

O Metro do Porto é uma das maiores redes de metrô da Europa, com um total de 67 km de extensão e 6 linhas em operação – sendo 81 estações, das quais 14 são subterrâneas -, além de capacidade de transportar 9 mil pessoas por hora em cada linha.

» Confira dicas de passeios no Porto!

Estações do metrô

Muitas das estações são descobertas. Algumas só têm um mini coberto, como são os novos pontos de ônibus de São Paulo. Por conta da chuva que caía, me espremi junto com outras pessoas embaixo da cobertura quando fui ao Norte Shopping, próximo da estação Sete Bicas, que é atendida por 5 das 6 linhas – A, B, C, E e F.

Comentei aqui que fiquei hospedada em Vila Nova de Gaia, no Holiday Inn Porto Gaia. Bom, aí decidi me aventurar e ir ao Porto de metrô. O engraçado (hoje!) é que me perdi quando fui procurar a estação e estava lá, na minha cara. hahaha

Não existem catracas nas estações, mas é preciso validar o bilhete na entrada. Cada passagem vale para até 1h de viagem e você pode (e deve!) validar quantas vezes for necessário.

porto_metro_validar_bilhete_portugal

Logo ao entrar na estação, é preciso validar seu bilhete de metrô nestes leitores (foto: Tatiana Maebuchi)

Já na plataforma, há um painel mostra o tempo que falta para chegar o próximo trem de cada linha.

O trem

Os trens contam com assento retrátil (como os de cinema) localizado do lado das portas. Há um aviso que diz que o banco deve ser usado apenas quando o vagão estiver mais livre, não pode ser utilizado em caso de estar cheio.

Dependendo do horário e do trecho, os assentos são – bem – disputados. Muitas pessoas descem na estação São Bento, que fica próxima a vários pontos de interesse, como a Livraria Lello, além de contar com uma grande concentração de lojas e restaurantes, cafés.

320x100

Passagem e bilhete

Você pode comprar viagens à parte ou por período (24 ou 48 horas). Eu acabei comprando apenas algumas, porque não me desloquei tanto. Se você for usar 10 viagens, vale a pena escolher o “pacote”, pois você ganha um desconto.

Os valores dependem do trecho que você for percorrer. O metrô divide a cidade por zonas. Por isso, atenção na hora de selecionar a zona!

porto_metro_compra_bilhete_portugal

Você deve encontrar um destes terminais para poder comprar sua passagem ou carregar seu bilhete (foto: Tatiana Maebuchi)

A tabela de tarifas está disponível no site do metrô do Porto.

Se você precisar de ajuda, procure por um funcionário do metrô – é fácil de encontrar, porque eles estão uniformizados e usam um colete fluorescente. Eu tive dúvidas e perguntei para um deles que estava na plataforma antes de embarcar. 😉

Com informações do site do Metro do Porto.


Garanta a reserva de sua hospedagem pelo Booking.com

chip internacional sim card

moeda estrangeira cambio

3, 2, 1… Viajando! na rede

YouTube – 321Viajando
Facebook – blog321Viajando
Instagram – @321_viajando
Twitter – @321_Viajando

Um comentário sobre “Como usar o metrô no Porto?

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s