Fatos e curiosidades sobre São Paulo

Monumento Bandeiras Sao Paulo

Monumento às Bandeiras faz homenagem aos bandeirantes que partiam de São Paulo rumo ao interior (foto: Tatiana Maebuchi)

São Paulo, metrópole, centro econômico, cultural e gastronômico que foi uma pequena vila fundada por jesuítas portugueses. Será que você conhece – ou lembra – a história da cidade?Descubra fatos e curiosidades sobre a capital paulista! 😉

1. A cidade de São Paulo cresceu no entorno do Colégio de São Paulo, construído no dia 25 de janeiro de 1554 e localizado em uma colina da região de Piratininga, onde os jesuítas liderados pelo padre Manuel da Nóbrega, inclusive José de Anchieta, pretendiam cristianizar os índios que lá habitavam.

2. A ocupação da região começou em 1532 pelo militar português Martim Afonso de Sousa, líder da expedição colonizadora enviada ao Brasil.

3. Já em 1557, o povoado de índios cristianizados foi elevado à categoria de vila. A região tornou-se o ponto de partida das bandeiras, as expedições pelo interior do Brasil que visavam à busca de ouro e captura de índios para trabalhar nas minas e lavouras.

4. Somente em 1711 Piratininga passou a chamar São Paulo, decisão que foi confirmada pelo rei de Portugal. Nesta época, a cidade ainda era o ponto de partida das bandeiras.

5. Depois, em 1815, a cidade tornou-se capital da Província de São Paulo.

» Confira dicas do que fazer em São Paulo e outras sugestões de passeios!

6. A primeira faculdade inaugurada na cidade foi a de Direito, em 1828, no Largo de São Francisco. A partir daí, São Paulo se tornaria o centro intelectual e político do país.

7. A cidade só passou a ser um considerado um grande centro econômico no final do século XIX, cujo crescimento acelerou com o desenvolvimento da cultura do café e da industrialização mais tarde, no século seguinte.

8. Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2016,  São Paulo contava com 11.253.503 habitantes.

9. Existem mais de 400 hotéis e 70 hostels, totalizando mais de 42.000 unidades habitacionais e 2.000 leitos disponíveis.

» Veja mais sobre São Paulo aqui no blog! 🙂

10. São Paulo foi tema de quase 3 mil músicas, entre as quais estão “Trem das Onze”, de Adoniran Barbosa (confira o vídeo abaixo), e “Amanhecendo”, de Billy Blanco, cujo refrão é bastante conhecido entre os paulistanos: “Vambora, vambora / Tá na hora, vambora”.

11. A cidade é chamada de Sampa pelos mais íntimos e já foi conhecida como “terra da garoa”, porque frequentemente caía uma garoa fina.

Com informações dos sites do SPTurisIBGEUOL EducaçãoInfoEscola e Último Segundo.


Garanta a reserva de sua hospedagem pelo Booking.com

320x100

3, 2, 1… Viajando! na rede

YouTube – 321Viajando
Facebook – blog321Viajando
Instagram – @321_viajando
Twitter – @321_Viajando

23 comentários sobre “Fatos e curiosidades sobre São Paulo

  1. Adorei teu post! Eu, super paulistana, estou em uma fase de pouco amor por SP (e amava tanto que sofri para comprar um apê no centrão da cidade).

    Porémmmmmm….. Martim Afonso de Sousa estava vivo em “1932”????
    rsrssrs
    beijinhos

    Curtir

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s