Fatos e curiosidades sobre São Paulo

Monumento Bandeiras Sao Paulo

Monumento às Bandeiras faz homenagem aos bandeirantes que partiam de São Paulo rumo ao interior (foto: Tatiana Maebuchi)

São Paulo, metrópole, centro econômico, cultural e gastronômico que foi uma pequena vila fundada por jesuítas portugueses. Será que você conhece – ou lembra – a história da cidade?Descubra fatos e curiosidades sobre a capital paulista! 😉

1. A cidade de São Paulo cresceu no entorno do Colégio de São Paulo, construído no dia 25 de janeiro de 1554 e localizado em uma colina da região de Piratininga, onde os jesuítas liderados pelo padre Manuel da Nóbrega, inclusive José de Anchieta, pretendiam cristianizar os índios que lá habitavam.

2. A ocupação da região começou em 1532 pelo militar português Martim Afonso de Sousa, líder da expedição colonizadora enviada ao Brasil.

3. Já em 1557, o povoado de índios cristianizados foi elevado à categoria de vila. A região tornou-se o ponto de partida das bandeiras, as expedições pelo interior do Brasil que visavam à busca de ouro e captura de índios para trabalhar nas minas e lavouras.

4. Somente em 1711 Piratininga passou a chamar São Paulo, decisão que foi confirmada pelo rei de Portugal. Nesta época, a cidade ainda era o ponto de partida das bandeiras.

5. Depois, em 1815, a cidade tornou-se capital da Província de São Paulo.

» Confira dicas do que fazer em São Paulo e outras sugestões de passeios!

6. A primeira faculdade inaugurada na cidade foi a de Direito, em 1828, no Largo de São Francisco. A partir daí, São Paulo se tornaria o centro intelectual e político do país.

7. A cidade só passou a ser um considerado um grande centro econômico no final do século XIX, cujo crescimento acelerou com o desenvolvimento da cultura do café e da industrialização mais tarde, no século seguinte.

8. Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2016,  São Paulo contava com 11.253.503 habitantes.

9. Existem mais de 400 hotéis e 70 hostels, totalizando mais de 42.000 unidades habitacionais e 2.000 leitos disponíveis.

» Veja mais sobre São Paulo aqui no blog! 🙂

10. São Paulo foi tema de quase 3 mil músicas, entre as quais estão “Trem das Onze”, de Adoniran Barbosa (confira o vídeo abaixo), e “Amanhecendo”, de Billy Blanco, cujo refrão é bastante conhecido entre os paulistanos: “Vambora, vambora / Tá na hora, vambora”.

11. A cidade é chamada de Sampa pelos mais íntimos e já foi conhecida como “terra da garoa”, porque frequentemente caía uma garoa fina.

Com informações dos sites do SPTurisIBGEUOL EducaçãoInfoEscola e Último Segundo.


Garanta a reserva de sua hospedagem pelo Booking.com

320x100

3, 2, 1… Viajando! na rede

YouTube – 321Viajando
Facebook – blog321Viajando
Instagram – @321_viajando
Twitter – @321_Viajando

23 comentários sobre “Fatos e curiosidades sobre São Paulo

Deixe seu comentário