7 curiosidades sobre o Studio Ghibli, de Hayao Miyazaki

O renomado Studio Ghibli é conhecido por ter produzido animações de grande sucesso no mundo inteiro, como Meu Vizinho Totoro (1988), Porco Rosso (1992) e A Viagem de Chihiro (2001), todos com direção do cineasta japonês Hayao Miyazaki. Os filmes são tão encantadores que merecem uma singela homenagem do blog!

Confira a seguir a lista de curiosidades que envolvem o universo Ghibli! 😉

1. Vamos começar pelo começo! 😛
Bom, o Studio Ghibli (スタジオジブリ) foi fundado em 15 de junho de 1985 pelos cineastas Hayao Miyazaki, Isao Takahata, Toshio Suzuki e Yasuyoshi Tokuma. A sede atual fica em Koganei, na província de Tokyo, no Japão.

2. Hayao Miyazaki tem um estilo caracterizado pelo foco em jovens protagonistas ou crianças que são importantes para o enredo e muitas vezes entram em mundos inacessíveis ou proibidos. Além disso, faz referência à natureza, baseia-se em cidades europeias para criar os cenários e conta com personagens femininas de personalidade forte.

O renomado cineasta japonês já disse frases bastante interessantes, como:

Meu processo é pensar… pensar… e pensar. Se você tem uma maneira melhor, por favor me diga.

» Confira fatos curiosos sobre a língua japonesa!

3. Os atores americano Michael Keaton (Batman Returns, 1992) dubla em inglês o personagem principal de Porco Rosso e o britânico Christian Bale (protagonista da trilogia de Batman dirigido por Christopher Nolan) empresta sua voz a Howl em O Castelo Animado.

4. Dos 21 filmes lançados pelo estúdio, oito tiveram a trilha sonora produzida pelo compositor e diretor musical Joe Hisaishi. Hisaishi é conhecido por seu trabalho em conjunto com Miyazaki e com o ator e diretor Takeshi Kitano (Ghost in the Shell, 2017).

5. O primeiro grande sucesso do Studio Ghibli foi O Serviço de Entregas da Kiki (1989), que teve um público de 2,64 milhões de pessoas. Doze anos depois, A Viagem de Chihiro atraiu 23,5 milhões de japoneses aos cinemas e arrecadou 30,4 bilhões de ienes, e na época se tornou um novo recorde de bilheteria no país.

» Veja fatos e curiosidades sobre o Akita Inu, raça mais conhecida pelo Hachiko!

6. Em paralelo com a animação A Viagem de Chihiro, Hayao Miyazaki criou o Museu Ghibli, localizado na cidade de Mitaka, na província de Tokyo, dentro do Parque Mitaka Inokashira.

7. Você já reparou nos easter eggs (espécie de segredo humorístico em filmes, músicas, site, jogos eletrônicos) dos filmes do estúdio? Pois é, existem vários, que estão reunidos no vídeo abaixo:


» Saiba mais sobre o taiko, o tambor típico do Japão!

Com informações dos sites IMDb, Studio Ghibli (oficial, em japonês) e Wikipedia.

Qual curiosidade você achou mais interessante? 🙂

3 comentários sobre “7 curiosidades sobre o Studio Ghibli, de Hayao Miyazaki

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s