Comidas e bebidas típicas de Okinawa

Goya chanpuru pepino-de-sao-caetano Okinawa Japao

O ‘goya’ – ou pepino-de-são-caetano – é bastante consumido pelos okinawanos (foto: Tatiana Maebuchi)

O Japão é um país de uma cultura bem diferente do que estamos acostumados no Ocidente. É incrível e pode ser bem surpreendente. Quando viajei para lá, descobri que a ilha de Okinawa tem sua própria cultura e listo aqui neste post as comidas e pratos típicos okinawanos!

Goya (ゴーヤー ou nigauri)

O goya (lê-se “gôiá”) é conhecido também como pepino ou melão-de-são-caetano, em português, e “bitter melon” (“melão amargo”), em inglês.

De aspecto estranho, cheio de verrugas, é bem amargo, mais que jiló.

Os okinawanos preparam diversos pratos com o goya. Em minha viagem por lá, provei o goya chanpuru, cozido do tal pepino com carne de porco e ovo. Como adoro comidas amargas, achei muito gostoso! Na realidade, já conhecia o legume, mas os temperos são diferentes dos usados aqui no Brasil e parece que a mistura de sabores é mais rica.

» Confira dicas do que fazer em Naha, capital de Okinawa!

Cerveja

Cerveja Orion Okinawa Japao

Marca de cerveja é produzida na cidade de Urasoe (foto: Tatiana Maebuchi)

A marca de cerveja mais conhecida na região é a Orion, fundada em 18 de maio de 1957 e cuja sede fica na cidade de Urasoe, em Okinawa.

Na verdade não sou do #teambeer, e sim do #teamwine, mas aproveitei a viagem para provar a cerveja. E olha só, apesar disso, gostei do sabor. Vale experimentar!

Dando uma olhada na internet, descobri que há tours gratuitos pela fábrica, carinhosamente chamada de Orion Happy Park. As visitas podem ser feitas das 9h20 às 16h40 e têm cerca de 60 minutos de duração (40 minutos de tour e 20 minutos de degustação). O local fecha entre 31 de dezembro e 3 de janeiro por conta do feriado de Ano Novo. Mais informações no site (em inglês).

» Saiba quais companhias aéreas voam para o Japão!

Limão shikuwasa (シークワーサー)

Shikuwasa suco Okinawa Japao

Suco super azedo, mas saudável (foto: Tatiana Maebuchi)

Tem fruto amarelo, é cítrico e suuuuuper azedo!

No Japão, é usado como limão, para temperar peixe grelhado, yakiniku (churrasco), salada e sashimi, e também em sobremesas e sucos.

O nome tem origem em shii que significa “azedo” no dialeto okinawano e kwaasaa é “comida”. Rico em vitamina C, é um excelente antioxidante e recupera o corpo do cansaço.

Bom, decidi provar o suco desse limão, bem na inocência. Ouvi dizer que os okinawanos tomam esse suco do jeito que vem na garrafinha. Mas eu precisei diluir, porque “puro” não conseguia tomar. É a coisa mais azeda que já tomei/experimentei! :O

Garanta a reserva de sua acomodação pelo Booking.com

Soba

Come-se o soba (um tipo de macarrão japonês) de uma forma parecida com a do lamen – com caldo, carne de porco típica da ilha (que é um pouco mais gordurosa, mas que os okinawanos dizem ser saudável) e mais alguns acompanhamentos.

A grande diferença é exatamente a carne de porco, que traz outro sabor ao conjunto de ingredientes! Achei tão gostoso que voltei outro dia à mesma sobaria para me deliciar com este prato! 🙂

» Veja também as dicas de hospedagem no Japão!

Beni imo (紅いも)

Beni imo é a exótica batata doce roxa de Okinawa, como comentei aqui no blog.

É possível encontrar diversos tipos doces feitos com a batata doce, como o sorvete de massa da Blue Seal e uma torta que parece um “barquinho”, vendida em lojas de souvenir da rua turística Kokusai – Kokusai dori, em japonês.

Viaje conectado com o chip internacional da EasySIM4U

Fonte: site Okinawa Bridging Asia


Facebook – blog321Viajando
Instagram – @321_viajando
Twitter – @321_Viajando
YouTube – 321Viajando

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s