Imigração e cultura japonesa são destaque do bairro da Liberdade

Bairro da Liberdade Rua Galvao Bueno Sao Paulo SP

Uma verdadeira imersão paulistana na cultura japonesa (foto: Tatiana Maebuchi)

Este ano comemoram-se os 110 anos da imigração japonesa no Brasil e, para enriquecer a celebração, um encontro de blogueiros na Liberdade, o I Japão.br, foi realizado nos dias 3 e 4 de fevereiro, que deu destaque à cultura japonesa. O blog participou do evento e conta aqui tudo o que rolou!

Cultura e história

Nosso tour teve início com recepção no Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social por Célia Oi, coordenadora de comunicação da entidade que também é jornalista e historiadora. Cada blogueiro apresentou-se e todos tiveram a oportunidade de saber um pouco sobre a cultura e a história da instituição e dos imigrantes que vieram do Japão. 😉

Em seguida, fizemos uma visita ao Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil, que é administrado pelo Bunkyo e fica no mesmo prédio da entidade, do 7º ao 9º andar. Fomos guiados por Lidia Yamashita, presidente da Comissão do Museu.

Museu Imigracao Japonesa no Brasil Liberdade SP

Dentro de um dos cômodos da réplica de uma típica cabana de imigrante (foto: Tatiana Maebuchi)

Tivemos um resumo da história da vinda dos imigrantes pioneiros ao Brasil e de seu estabelecimento no país, passando pela chegada do primeiro navio, o Kasato-maru, no dia 18 de junho de 1908; culturas cultivadas e criação dos cinturões verdes, além de restrições impostas aos japoneses.

Blogueiros Japaobr Sao Paulo SP

Aproveitamos para tirar a foto de todos os blogueiros participantes! (foto: divulgação Japão.br)

⇒ Saiba mais sobre a imigração japonesa no Brasil!

Gastronomia

Nosso almoço foi no Espaço Kazu, restaurante que tem um cardápio variado, que inclui sushis, sashimi e pratos quentes, como donburi, yakisoba, kare (curry) rice, katsu (milanesa) de carne, frango e carne de porco. Escolhi o tonkatsu donburi para comer e todos provamos o mugui cha (chá de cevada), que lembra bastante o sabor do chá preto.

Katsudon restaurante Espaco Kazu Liberdade SP

Os pratos são beeeem servidos no Espaço Kazu! (foto: Tatiana Maebuchi)

Para quem curte comida artesanal, há bolos e doces no Kazu Cake e udon no Meu Udon, os dois instalados no primeiro andar do prédio, acima do restaurante. Do outro lado da rua, está o Lamen Kazu, que utiliza ingredientes importados do Japão, como o miso de Hokkaido, considerado o melhor do mundo.

Redescobrindo a Liberdade

Em seguida, foi a vez do walking tour pelo bairro da Liberdade com a Giro in Sampa, que promove passeios em São Paulo com o objetivo de despertar um novo olhar sobre os atrativos da cidade para o morador e turistas brasileiros e estrangeiros.

Visitamos o Jardim Oriental, na Rua Galvão Bueno, composto por elementos naturais. O interessante é que cada um deles tem um significado. O bambu representa flexibilidade, resistência; o pinheiro significa felicidade; a cerejeira é a fragilidade da vida; e a carpa representa força, porque é um peixe que vive na correnteza.

Jardim Oriental Liberdade Sao Paulo SP

Na realidade, historicamente, era um bairro negro, onde havia fazendas e um local em que escravos eram torturados. E daí vem o nome “Liberdade”.

O início da imigração japonesa em São Paulo foi na Rua Conde de Sarzedas, com hospedarias, pequenos comércios e a escola de língua japonesa Taisho Shogakko.

Museu Tribunal Justica Rua Conde de Sarzedas Liberdade SP

Na Rua Conde de Sarzedas está localizado o Museu e Centro Cultural do Tribunal da Justiça de São Paulo (foto: Tatiana Maebuchi)

Um convite e brindes

Voltamos ao Bunkyo e já nos foi adiantado o calendário de eventos deste ano. Confira os principais:

  • 12º Bunka Matsuri – A Festa da Cultura Japonesa: 19 e 20 de maio
  • 53º Gueinosai – Festival de Música e Dança Folclórica Japonesa: 23 e 24 de junho
  • 22º Sakura Matsuri – Festival das Cerejeiras Bunkyos: 7, 8 e 9 de julho
  • Cerimônia de comemoração aos 110 anos da imigração japonesa no Brasil: 21 de julho, com presença da Princesa Mako

Recebemos uma sacola (farta!) da Hikari Alimentos de brinde e ainda participamos de um sorteio de itens da Laço Cerâmica e Viagema. Ganhei uma linda cerâmica!

Clique/toque na seta da direita para ver mais fotos!

E crepe também!

Encerramos o dia na Hachi Crepe & Café com um delicioso crepe japonês. Pedi meu favorito, de sabor de matcha, e – pra acompanhar, um capuccino, que estava super gostoso!

Hachi Crepe Liberdade SP

As delícias da Hachi Crepe para terminar o sábado na Liberdade (foto: Tatiana Maebuchi)

Arte e inspiração

Já domingo foi dia de visitar a Japan House São Paulo. Tivemos a oportunidade de ver a exposição Futuros Do Futuro e conhecer o trabalho do arquiteto japonês Sou Fujimoto, natural de Hokkaido, que se preocupa com a preservação ambiental. Fujimoto tem projetos muito interessantes e bonitos, com uso da luz do sol e árvores.

Mostra Sou Fujimoto Japan House SP

Japan House recebe exposição do arquiteto japonês Sou Fujimoto (foto: Tatiana Maebuchi)

Exposicao Sou Fujimoto Japan House SP

Uma reflexão sobre a relação do homem com a arquitetura (foto: Tatiana Maebuchi)

Iniciativa global do governo japonês, o espaço cultural já apresentou sete mostras no total desde a inauguração, em maio de 2017.

Entre as novidades para 2018 está uma pop up store inédita no Brasil, que faz parte da proposta da casa de ser um centro vivo de atividades e informações sobre o Japão contemporâneo.

*O I Japão.br foi realizado pelo blog Bagagem de Memórias, com os seguintes blogs participantes:

3, 2, 1… Viajando!
Coisos on the go
Destinos Por Onde Andei…
Fui Ser Viajante
Juny pelo Mundo
Mapa na Mão
São Paulo Sem Mesmice
Segredos de Viagem
Viagens Cinematográficas
Viajante Comum


Confira mais fotos no Instagram do 321V e do Japão.br!

Japaobr Liberdade SP

4 comentários sobre “Imigração e cultura japonesa são destaque do bairro da Liberdade

Deixe seu comentário