16 dicas sustentáveis para sua viagem

Reuse dica sustentabilidade viagem

Reduza, reuse, recicle!

Para ter praticidade em uma viagem, e/ou por termos pouco tempo para aproveitar o passeio, acabamos  recorrendo a lanches e garrafas pequenas de água – o que gera bastante resíduo. Por isso, o blog traz aqui dicas para viajar gerando menos lixo e gasto de dinheiro também. Conhecer outra cidade, outro país, já é bom e se a gente puder preservar a natureza e o meio ambiente é ainda melhor!Confira a seguir ótimas dicas sustentáveis para sua viagem!

1. Use uma garrafinha de vidro ou térmica, por exemplo. Assim, você deixa de consumir garrafas pequenas de plástico, que inclusive não devem ser reutilizadas, porque liberam substâncias cancerígenas com o calor – seja por armazenar líquido quente ou pelo calor do sol.

2. Quando for comprar água, prefira a garrafa grande, de 1,5 litro, porque menos plástico será descartado. Aí, para levar água com você, coloque na garrafinha que comentei na dica anterior.

3. Prefira também produtos com menos embalagens. Ou escolha produtos que tenham embalagem reciclável – papel/papelão, plástico, vidro e alumínio.

Contrate seu seguro viagem nacional e internacional pela Seguros Promo

4. Coma no próprio restaurante em vez de levar para viagem. Além de ser mais agradável e interessante a experiência de curtir o lugar, economiza na embalagem descartável.

Viena Cafe Central Europa

Um dos lugares que visitei e onde vale a experiência de um chá com bolo é o Cafe Central em Viena (foto: Tatiana Maebuchi)

⇒ Confira uma lista de motivos para fazer uma viagem internacional!

5. Na hora de fazer compras, principalmente em mercado, tenha sempre uma ecobag na mochila ou bolsa. Aliás, muitas cidades da Europa – na Alemanha e República Tcheca, por exemplo – já não oferecem sacola gratuita, é preciso pagar alguns centavos de euro. E em geral a sacola é de papel.

6. Essa dica é para quem tem fome várias vezes no dia, que nem eu. 😛 Costumo carregar algo para beliscar e tenho um potinho de plástico para levar esses lanchinhos. É bem prático, porque além de não precisar de uma embalagem descartável, você também não carrega peso e/ou volume da embalagem inteira.

7. Faça anotações no celular em vez de usar um caderno ou reaproveite o verso de folhas impressas. Quando sobram folhas de caderno, destaco e uso.

Viaje conectado com o chip internacional da EasySIM4U

8. Descarte recicláveis nas lixeiras adequadas. Desta forma você garante que os resíduos serão encaminhados para a reciclagem.

Lixeiras reciclagem

Separe e descarte resíduos nas lixeiras específicas para cada tipo de material

9. Prefira um aparelho de depilar/barbear que tenha apenas a lâmina descartável. É um pequeno investimento que dura uns bons anos.

10. Use crochê em vez de algodão para passar o demaquilante. Depois é só lavar e deixar secar que pode ser utilizado novamente!

11. Dê preferência à bike e ao uso do transporte público em vez de pegar táxi. Deixe o carro para ocasiões específicas – um trajeto a ser feito à noite, por exemplo.

⇒ Saiba mais sobre os ônibus de linha do Japão!

12. Se você for se hospedar por alguns dias em um hotel, utilize as mesmas toalhas de banho e rosto (claro, se se mantiverem limpas). Algumas redes hoteleiras possuem a preocupação com sustentabilidade e até incentivam isso.

Sustentatibilidade hotelviagem

Redes de hotel, como o Novotel, tem preocupação com a preservação do meio ambiente (foto: Tatiana Maebuchi)

Garanta a reserva de seu hotel pelo Booking.com

13. E se você for ficar em hostel, leve sua própria toalha de banho. Os albergues costumam alugar por um preço razoável, mas sua toalha você pode usar mais algumas vezes e deixa de gastar com algo simples.

14. Em banheiros públicos, use o secador elétrico ou carregue com você uma toalha de mão ou um lenço para enxugar as mãos. No Japão, é costume as senhorinhas e senhorzinhos terem o próprio lenço. Em banheiros mais antigos, como os de estações de trem, não tinha como enxugar as mãos. Eu saía com as mãos abanando! hahaha

15. Quando for lavar roupa, junte o máximo de peças possível. Assim, um ciclo de lavagem ou menos ciclos bastam.

16. Evite comprar por impulso – seu bolso também agradece! E você pode acabar aproveitando melhor o dinheiro e fazendo outra coisa mais legal, como revisitando um lugar que gostou.

Compre sua passagem área pela Passagens Promo

⇒ Veja as dicas do blog para economizar dinheiro em suas viagens!

E você, coloca quais ideias sustentáveis em prática durante sua viagem?


Facebook – blog321Viajando
Instagram – @321_viajando
Pinterest – 321viajando
Twitter – @321_Viajando
YouTube – 321Viajando

4 comentários sobre “16 dicas sustentáveis para sua viagem

  1. Oi Tatiana! Que bacana suas dicas. São coisas tão simples de se fazer, mas que muitas vezes acabam esquecidas, né? Sou a rainha de andar com lixo na bolsa até encontrar a lixeira certa! hahaha.

    Sobre a número 2, sugiro ainda confirmar se a cidade visitada não possui água potável encanada. Em muitos casos essa informação pode ser encontrada na internet e ajuda a economizar dinheiro e evitar que mais garrafinhas plásticas parem no lixo! 😀

    Curtido por 1 pessoa

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s