10 fatos e curiosidades sobre a sakura

Sakura flor de cerejeira Okinawa Japao

Okinawa sakura, a flor de cerejeira da ilha japonesa (foto: Tatiana Maebuchi)

A sakura ou flor de cerejeira, em português, possui uma delicada beleza. Talvez por isso seja muito admirada no Japão, onde – na primavera – japoneses e turistas disputam um espaço embaixo das árvores para apreciar o balançar e cair das flores. Descubra mais sobre essa flor com a lista de curiosidades que o blog mostra a seguir!

1. A  sakura (桜) é a flor nacional não oficial do Japão. Foi celebrada por muitos séculos e tem grande destaque na cultura japonesa.

2. Existem cerca de 200 tipos de cerejeira no Japão, sendo que a maioria floresce na primavera e dura cerca de uma semana.

∗ Você sabia que no Pavilhão Japonês existem três tipos de sakura?

3. A sakura simboliza felicidade para os japoneses, pois é durante seu florescimento que crianças e jovens iniciam o ano escolar, e recém-formados saem em busca de trabalho.

4. A cor das flores de diferentes tipos de sakura vai do vermelho ao branco, passando pelos tons de rosa e pêssego.

white cherry blossom

O branco é uma das cores existentes para a sakura (foto: Manuj Patel/Pexels.com)

5. Para os samurais, era uma enorme glória morrer em um campo de batalha coberto de pétalas de sakura.

Aliás, há lindas cenas floridas que podem ser vistas no filme O Último Samurai (2003), dirigido por Edward Zwick, com os atores Ken Watanabe e Tom Cruise no elenco.

6. No teatro kabuki (encenado apenas por homens, mesmo os personagens femininos), o cenário composto pelo chão cheio de pétalas de flor de cerejeira indica que o vilão fará alguma coisa ou acontecerá uma tragédia.

7. A época de cerejeiras no Japão geralmente começa no fim de março e termina em abril, dependendo da província. Existe até uma previsão de florescimento das flores divulgada por volta de março.

8. É na primavera a época do hanami (“ver as flores”) – uma espécie de ritual em que os japoneses se sentam embaixo das cerejeiras para apreciar as flores e até fazer piquenique. Acredita-se que a flor de sakura ao cair sobre uma pessoa lhe traz sorte.

background beautiful bloom blooming

Na primavera, os japoneses se reúnem para o hanami (foto: imagesthai.com/Pexels.com)

9. E esse é o período em que há edições especiais de comidas e bebidas com sabor da cherry blossom (nome da flor em inglês), como doces, refrigerantes e frapuccinos.

10. A variedade que melhor se adaptou no Brasil foi a cerejeira de Okinawa, ilha ao extremo sul do Japão, onde as condições climáticas são semelhantes às brasileiras.

∗ Conheça a Festa das Cerejeiras que é realizada todos os anos em São Paulo!

Fonte: livro Guia da Cultura Japonesa (Editora JBC) e site japan-guide.com


Facebook – blog321Viajando
Instagram – @321_viajando
Pinterest – 321viajando
Twitter – @321_Viajando
YouTube – 321Viajando

4 comentários sobre “10 fatos e curiosidades sobre a sakura

Deixe uma resposta