Brasil,  Dicas,  São Paulo,  Viagem

Passo a passo para embarcar no aeroporto de Guarulhos

Embarque aeroporto Cumbica Guarulhos SaoPaulo
Um registro do embarque com destino a Frankfurt, na Alemanha, viagem que fiz em família (foto: Tatiana Maebuchi)

Viajante principiante, este post é para você! Trago aqui todas as dicas do você precisa fazer quando chegar ao Aeroporto Internacional de Guarulhos – Governador André Franco Montoro ou Aeroporto de Cumbica (GRU), em São Paulo, e viajar para o exterior.

Antes de embarcar

Dados do seu voo

Confirme a data e o horário do voo. Parece bobo, mas é bom conferir, principalmente se seu voo sai depois da meia-noite – cuidado para não se confundir com as datas!

Compre sua passagem área pela Passagens Promo

Bagagem de mão e mala despachada

Na mala de mão, você deve levar eletrônicos e objetos de valor. É permitido levar itens com até 100ml, como shampoo, condicionador, sabonete líquido, álcool gel (não pode levar água para beber) e algum snack, como biscoito, castanhas e frutas secas. Ah, e nada de objetos cortantes ou inflamáveis (esmalte ou perfume).

A mala a ser despachada deve pesar até 32kg.

Veja dicas sobre como fazer a mala de mão e mala para viagem internacional!

Check-list de viagem

Recomendo checar os seguintes itens: passaporte, remédios, dinheiro e cartões pré-pago e de crédito, e o carregador de celular e da bateria da câmera fotográfica. São essenciais para sua viagem!

Check-in antecipado

A maioria das companhias aéreas permite o chek-in online entre 72 e 24 horas antes do voo. Assim, você já adianta um item que seria feito no aeroporto e também garante seu assento.

⇒ Confira o passo a passo para planejar uma viagem ao exterior!

Hora de ir para o aeroporto!

Programe-se para chegar ao aeroporto de Guarulhos cerca de 2 ou 3 horas antes do horário do voo. Considere a distância de sua rota, o trânsito e o meio de deslocamento (transporte público, táxi, Cabify, ônibus ou outro).

No aeroporto

Balcão de atendimento da companhia aérea

1. No Terminal 3, de onde saem os voos para o exterior, procure pelo setor onde está a empresa aérea que opera seu voo.

➡ Se não fez check-in antecipadamente, é preciso fazer em um terminal próximo da fila para despachar malas.

2. Feito o check-in, encaminhe-se para o balcão de atendimento para despachar a mala e pegar o cartão de embarque, em que estarão as informações detalhadas sobre seu voo (empresa aérea, número e horário do voo,  local de partida e de destino, seu nome, assento) – e escala, se houver. O cartão de embarque é usado na hora de embarcar no avião.

3. Com o cartão de embarque em mãos, você saberá qual o portão de embarque de seu voo. É recomendável estar no local com 1h de antecedência para evitar qualquer problema.

Garanta a reserva de seu hotel pelo Booking.com

Setor de imigração

Lembre-se de que é preciso passar pelo setor de imigração antes de se chegar aos portões de embarque. Lá, você precisará passar pelo detector de metais e deve colocar em bandejas para passar na esteira com raio X seus pertences: bolsa, mochila, casaco, bota com zíper, cinto com fecho de metal, anéis, moedas, relógio, eletrônicos (como celular e notebook; fora da mochila e cases).

Depois, é a vez de passar pelo guichê do agente de imigração que verificará seu passaporte e cartão de embarque. No Brasil, dificilmente fazem perguntas sobre sua viagem, qual o objetivo (turismo, trabalho ou outro), destino, cidades que vai visitar, duração da viagem, local de hospedagem. Já no exterior, é comum perguntarem algo do tipo – aí é bom entender e falar um pouco de inglês.

Contrate seu seguro viagem internacional pela Seguros Promo

Duty free e portão de embarque

Aí vem a seção do duty free. Aproveite para pesquisar os produtos que você queira comprar para comparar com os valores no exterior. Geralmente compensa comprar lá fora, mas também depende do câmbio – se o dólar está alto, vale a pena comprar no Brasil pela facilidade de parcelar no cartão de crédito. Só fique atento para não se atrasar para o embarque, que pode começar meia hora antes do horário do voo.

Agora é só procurar pelo portão de embarque. Há placas indicando a localização, basta seguir as direções.

💡 E uma dica boa é usar as esteiras rolantes para agilizar seu deslocamento até o portão de embarque. Se você está com pressa, eu diria que é essencial. Afinal, o terminal internacional do aeroporto de Guarulhos é enorme.

Viaje conectado pelo chip internacional da EasySIM4U
– Use o código RBBVGRATIS e ganhe o frete de graça!

Mais informações no site oficial do Aeroporto de Cumbica (GRU).


Facebook – blog321Viajando
Instagram – @321_viajando
Pinterest – 321viajando
Twitter – @321_Viajando
YouTube – 321Viajando

Jornalista que ama viajar, provar sabores diferentes e aprender novos idiomas.

3, 2, 1... Comentar!

%d blogueiros gostam disto: