Passo a passo para embarcar no aeroporto de Guarulhos

Embarque aeroporto Cumbica Guarulhos SaoPaulo

Um registro do embarque com destino a Frankfurt, na Alemanha, viagem que fiz em família (foto: Tatiana Maebuchi)

Viajante principiante, este post é para você! Trago aqui todas as dicas do você precisa fazer quando chegar ao Aeroporto Internacional de Guarulhos ou Aeroporto de Cumbica (GRU).

Antes de embarcar

Dados do seu voo

Confirme a data e o horário do voo. Parece bobo, mas é bom conferir, principalmente se seu voo sai depois da meia-noite – cuidado para não se confundir com as datas!

Compre sua passagem área pela Passagens Promo

Bagagem de mão e mala despachada

Na mala de mão, você deve levar eletrônicos e objetos de valor. É permitido levar itens com até 100ml, como shampoo, condicionador, sabonete líquido, álcool gel (não pode levar água para beber) e algum snack, como um biscoito. Ah, e nada de objetos cortantes ou inflamáveis (esmalte ou perfume).

A mala a ser despachada deve pesar até 32kg.

Veja dicas sobre como fazer a mala de mão e mala para viagem internacional!

Check-list de viagem

Recomendo checar os seguintes itens: passaporte, remédios, dinheiro e cartões pré-pago e de crédito, e o carregador de celular e da bateria da câmera fotográfica. São essenciais para sua viagem!

Check-in antecipado

A maioria das companhias aéreas permite o chek-in online entre 72 e 24 horas antes do voo. Assim, você já adianta um item que seria feito no aeroporto e também garante seu assento.

⇒ Confira o passo a passo para planejar uma viagem ao exterior!

Hora de ir para o aeroporto!

Programe-se para chegar ao aeroporto cerca de 2 ou 3 horas antes do horário do voo. Cconsidere a distância de sua rota, o trânsito e o meio de deslocamento (transporte público, táxi, Cabify, ônibus ou outro).

No aeroporto

Balcão de atendimento da companhia aérea

1. No Terminal 3, de onde saem os voos para o exterior, procure pelo setor onde está a empresa aérea que opera seu voo.

➡ Se não fez check-in antecipadamente, é preciso fazer em um terminal próximo da fila para despachar malas.

2. Feito o check-in, encaminhe-se para o balcão de atendimento para despachar a mala e pegar o cartão de embarque, em que estarão as informações detalhadas sobre seu voo (empresa aérea, número e horário do voo,  local de partida e de destino, seu nome, assento) – e escala, se houver. O cartão de embarque é usado na hora de embarcar no avião.

3. Com o cartão de embarque em mãos, você saberá qual o portão de embarque de seu voo. É recomendável estar no local com 1h de antecedência para evitar qualquer problema.

 

Garanta a reserva de seu hotel pelo Booking.com

Setor de imigração

Lembre-se de que é preciso passar pelo setor de imigração antes de se chegar aos portões de embarque. Lá, você precisará passar pelo detector de metais e deve colocar em bandejas para passar na esteira com raio X seus pertences: bolsa, mochila, casaco, bota com zíper, cinto com fecho de metal, anéis, moedas, relógio, eletrônicos (como celular e notebook; fora da mochila e cases).

Depois, é a vez de passar pelo guichê do agente de imigração que verificará seu passaporte e cartão de embarque. No Brasil, dificilmente fazem perguntas sobre sua viagem, qual o objetivo (turismo, trabalho ou outro), destino, cidades que vai visitar, duração da viagem, local de hospedagem. Já no exterior, é comum perguntarem algo do tipo – aí é bom entender e falar um pouco de inglês.

Contrate seu seguro viagem internacional pela Seguros Promo

Duty free e portão de embarque

Aí vem a seção do duty free. aproveite para pesquisar os produtos que você queira comprar para comparar com os valores no exterior. geralmente compensa comprar lá fora, mas também depende do câmbio – se o dólar está alto, vale a pena comprar no Brasil pela facilidade de parcelar no cartão de crédito. Só fique atento para não se atrasar para o embarque, que pode começar meia hora antes do horário do voo.

 

Agora é só procurar pelo portão de embarque. Há placas indicando a localização. basta seguir as direções.

 

💡 E uma dica boa é usar as esteiras rolantes para agilizar seu deslocamento até o portão de embarque. se você está com pressa, eu diria que é essencial. Afinal, o terminal internacional do aeroporto de Guarulhos é enorme.

Viaje conectado pelo chip internacional da EasySIM4U
– Use o código RBBVGRATIS e ganhe o frete de graça!

Mais informações no site oficial do Aeroporto de Cumbica (GRU).


Facebook – blog321Viajando
Instagram – @321_viajando
Pinterest – 321viajando
Twitter – @321_Viajando
YouTube – 321Viajando

 

Deixe seu comentário